São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSICOLOGIA

ÁREAS SOCIAL E ESPORTIVA TAMBÉM SÃO OPÇÕES DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Mercado de trabalho se expande para instituições de ensino

DA REPORTAGEM LOCAL

A área educacional é um dos campos de trabalho em expansão para o psicólogo. Isso não quer dizer, no entanto, que o profissional dará aulas, mas, sim, que estudará o comportamento de educadores e alunos e ajudará na elaboração do plano de ensino da instituição.
Segundo Maria da Graça Marchina Gonçalves, diretora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a ampliação da área de atuação se deve ao crescimento do número de ONGs e de projetos ligados à educação, além de maior aceitação do profissional em instituições de ensino.
A estudante Aline Ferri Schoedl, 20, que está no terceiro ano do curso, diz que não sabia que o mercado de trabalho do psicólogos também poderia estar ligado à área social. Hoje ela estagia em uma unidade da Febem.
A realização do estágio é obrigatória para finalizar a graduação.
O curso forma estudantes com habilidades gerais e, para desenvolverem capacidades específicas, os alunos devem procurar estágios que combinem com a sua vocação, além de se prepararem para seguir cursos de especialização, como o mestrado e o doutorado.
A psicologia relacionada ao esporte também vem ganhando espaço entre os psicólogos. O objetivo é o preparo psicológico de atletas, individualmente ou em grupo, para competições ou treinos.
As áreas de atuação tradicionais são a psicologia clínica e a licenciatura -é possível trabalhar em escolas do ensino médio, geralmente em instituições com propostas alternativas de ensino, e dar aulas em cursos superiores.



Texto Anterior: Formação
Próximo Texto: Novas Informações
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.