São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEDAGOGIA

POLIVALENTE, PEDAGOGO ATUA EM ESCOLA, ÓRGÃO PÚBLICO E EMPRESA

Ter experiência em docência valoriza carreira

DA REPORTAGEM LOCAL

Esteja ou não dentro de sala de aula, o pedadogo deve sempre ter em mente sua experiência de docência. É conhecendo e vivenciando o magistério que o profissional aprende a valorizá-lo.
"Quando fazia o curso já dava aulas e por isso fazia questionamentos e aprendia muito. Sem a prática teria sido difícil", conta a pedagoga Mylenne Moreira Santos, 37, que se formou pela USP e acaba de ser aprovada em um concurso para orientadora pedagógica em Campinas.
O curso de pedagogia combina disciplinas teóricas e disciplinas práticas, que incluem as atividades de pesquisa e a elaboração de monografia. O currículo tem disciplinas básicas, como filosofia e história da educação, e matérias de formação de professores e de funcionamento escolar, além de psicologia e administração. O estágio é obrigatório para que o formando possa obter o diploma.
"É preciso que o profissional tenha como referencial que a educação é uma ação social, com função de caráter público, voltada para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária", diz a professora Maria do Carmo Martins, coordenadora de graduação do curso de pedagogia da Unicamp.
Entre as habilidades que auxiliam na carreira estão a de ser um professor pesquisador. "O pedagogo sempre foi polivalente. Atua nas escolas, nas secretarias de Educação e na área de recursos humanos das empresas."



Texto Anterior: Procura
Próximo Texto: Dar Aula
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.