São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Artur Alvim, 41% vão trabalhar de metrô

JOÃO PEQUENO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Somente São Lucas e Sapopemba, entre os 15 distritos da região, deram notas ao transporte inferiores à média municipal (6,6). A média regional foi 7,1, com Penha (8,1) e Belém (8) registrando as maiores notas. Belém ainda teve um dos dez menores tempos médios de viagem ao trabalho (24,9 min) da cidade.
Mesmo sem metrô, Cangaíba foi onde mais moradores apontaram o transporte como principal qualidade (10%) -a maioria (36%) usa ônibus para ir ao trabalho.
Já Artur Alvim é onde a maior porcentagem de moradores (41%) em toda a cidade usa metrô diariamente. A estação do distrito é recordista de passageiros na região, com 65 mil entradas por dia, segundo a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. Moradora do distrito há cinco anos, a enfermeira Maria Aparecida Horn, 60, nunca mais se atrasou para o trabalho, mesmo trabalhando a 25 quilômetros de casa, em Indianópolis (zona sul), onde cuida de uma idosa.
Do Belém ao centro, a vendedora Luciana Soares, 22, confirma que a viagem é rápida de metrô. Na Penha, o técnico em eletrônica Joaquim Conceição, 53, diz que nunca demora esperando metrô nem ônibus, nos quais afirma subir facilmente, mesmo precisando usar muletas devido a paralisia infantil.
Para o engenheiro Cláudio de Senna Frederico, primeiro gerente de operações do metrô de São Paulo, é difícil imaginar os bairros centrais da zona leste sem este transporte hoje. "Com o crescimento da população, até pondo corredores de ônibus em todas as vias principais, a capacidade de tráfego seria insuficiente para a demanda sentido centro", analisa.
Mesmo sem metrô, porém, os moradores de Cangaíba deram nota 7,7 aos transportes- superior à média da região. "Tem muitos ônibus, vários passando no metrô", aponta a estudante de enfermagem Suellen Muriel, 23.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: O melhor: Mooca e Tatuapé se acham muito melhores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.