São Paulo, domingo, 22 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diplomas superiores têm vários formatos

DE SÃO PAULO

Os cursos superiores são divididos em quatro categorias: bacharelado, licenciatura, tecnológicos e sequenciais. Mas apenas os três primeiros dão diploma de graduação.
"O curso de bacharelado é mais amplo [em termos de conteúdo] e, por isso, mais longo, enquanto o de tecnologia é mais curto porque é mais focado", explica Angelo Cortelazzo, coordenador de ensino superior do Centro Paula Souza.
O formato licenciatura habilita o profissional a lecionar no ensino básico.
Divididos em formação específica (que confere diploma), e complementação de estudos (que confere certificado), os sequenciais foram ultrapassados pelos tecnológicos, muito mais populares hoje porque têm a vantagem de possibilitar a continuidade dos estudos em cursos de pós-graduação, por exemplo.

AVALIAÇÃO
Desde 2008, os cursos tecnológicos são também supervisionados e avaliados pelo MEC. Instituições que apresentem notas inferiores a três no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) são inspecionadas por uma equipe do ministério.
Para saber o desempenho dos cursos, acesse:
inep.gov.br/indice-geral-de-cursos
Você também pode saber se um curso é válido ou não consultando o portal do Ministério da Educação: emec.mec.gov.br (MD)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Calendário estimula inscrições
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.