São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NUTROLOGIA

Especialistas diagnosticam problemas com a alimentação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Última especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, há 20 anos, a nutrologia ganhou impulso na era fast food. Confundido com o nutricionista -que não é médico-, o nutrólogo também aborda nutrição, mas focando prevenção, diagnóstico e tratamento, às vezes com remédio.
"Estudamos benefícios e malefícios dos nutrientes", explica a nutróloga Samantha Enande, 30. "Também trabalhamos em hospitais, preparando as medicações paraenterais [pela veia] dos pacientes."
Apesar de ter surgido nos hospitais, que precisavam de médicos especialistas na complexa alimentação de doentes internados, o nutrólogo tem se deslocado para os consultórios por causa do surgimento de inúmeros casos de obesidade, doenças cardíacas e diabetes relacionados à alimentação.
Também é comum aparecerem nas clínicas problemas de anorexia e bulimia, alergias e intolerâncias a componentes dos alimentos. (RGV)


Texto Anterior: Telemedicina: Universidades já incluem a nova especialidade no currículo
Próximo Texto: Genética: Ciência avança em diagnóstico e conhecimento de células-tronco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.