São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEGIBILIDADE

Renovação gráfica

Reforma visual facilita a leitura, reforça a organização das páginas e aumenta a identidade entre os cadernos do jornal

NAIEF HADDAD
DE SÃO PAULO

A Folha lança hoje uma ampla reforma gráfica, que renova todos os cadernos e suplementos. Não são apenas reformulações de ordem estética. Essa série de alterações visuais é fundamental para amparar as mudanças editoriais da Folha, que preveem um jornal mais sintético na sua forma e mais analítico e interpretativo no conteúdo.
Desde os anos 80, a Folha mantém um papel de vanguarda nas inovações visuais da imprensa brasileira. A reforma visa, de forma mais radical: 1) aumentar a legibilidade de textos e de infografias; 2) aperfeiçoar a organização dos elementos que integram uma página, hierarquizando melhor o noticiário; 3) reforçar a unidade entre cadernos e páginas de modo que a identidade do jornal prevaleça.
"Começo sempre a trabalhar coma tipografia, que é o principal elemento de identidade do jornal", diz Eliane Stephan, designer responsável pela criação do projeto. "A partir das fontes escolhidas, associadas a elementos como grade, cor e hierarquia, todo o resto se constrói e surge a 'cara' do jornal."

LETRAS MAIORES
A Folha adota novos tipos de letra, mais fortes e contemporâneos. Além disso, há um aumento do corpo das fontes de cerca de 10%. "Agora sim dá para ler o jornal", disse um leitor em pesquisa realizada pelo Datafolha para avaliar este projeto gráfico. Por meio de um novo padrão de títulos, um número restrito de cores e uma série de sinais gráficos, a Folha também fortalece a unidade entre cadernos e seções.
Por exemplo, a cor laranja do logotipo de Esporte, aparecerá na chamada de capa de notícias do caderno. Os textos de análise terão vinheta vermelha, em vez de azul, como forma de destacar uma das prioridades do novo projeto.
Não há, porém, legibilidade e identidade que resistam a uma página confusa.
Se a oferta caótica de informações dos meios eletrônicos é uma marca da vida contemporânea, cumpre ao jornal selecionar as informações com cada vez mais rigor e clareza e levar ao leitor o que é realmente importante e útil.


Texto Anterior: De olho na rede
Próximo Texto: Projeto visual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.