São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

Cadeirinha atenua risco de morte

Segundo a ONG Criança Segura, acessório diminui fatalidades nos acidentes em até 71%

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O uso de cadeirinha de segurança previne em até 71% o risco de morte de crianças em acidentes de automóvel, afirma Camila Aloi, coordenadora da ONG (Organização Não-Governamental) Criança Segura, que atua mundialmente. De acordo com dados da organização, em 2000, no Brasil, foram registradas 1.246 mortes de menores de até 14 anos em colisões.
Viajar com crianças a bordo exige cuidados obrigatórios -confira quadro nesta página. Segundo a legislação em vigor, desde 1995, crianças de até três anos precisam ser transportadas em cadeirinhas especiais, e as de "até 12 anos e com altura inferior a 1,5 metro devem utilizar, prioritariamente, os lugares equipados com sistemas de retenção adaptados ao seu tamanho e peso".
"Infelizmente, os acidentes no trânsito lideram o ranking dos que mais matam crianças", alerta a coordenadora da ONG Criança Segura. Ela adverte que é um mito achar que, se a criança estiver dormindo, corre maior risco. "Ela tem de estar segura, no banco traseiro e com os equipamentos de segurança ideais para sua idade, peso e altura", diz.

Ações irresponsáveis
Para Cristina Aragon, gerente de educação para o trânsito da Superintendência de Tráfego de Salvador (BA), as ações mais irresponsáveis de quem transporta crianças são colocá-las no banco traseiro, sem o cinto de segurança, ou transportá-las no interior do porta-malas. "Aqui na Bahia é comum os pais deixarem a garotada viajarem no maleiro porque elas pedem."
Ganhadora do prêmio Volvo Internacional de Segurança no Trânsito, Aragon aconselha a não pegar estrada com crianças a partir das 16 horas, pois o tráfego fica mais intenso e perigoso.
"O horário de viajar com crianças tem de respeitar o bom senso", opina Lúcia Ferro Bricks, pediatra do Instituto Infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo. (ELENITA FOGAÇA)



Texto Anterior: Design e conforto se entendem
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.