São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

PANORAMA

Especialistas em ambiente e em gestão pública começam a ganhar destaque nas seleções

Educação e saúde lideram oferta

BRUNA MARTINS FONTES
DA REDAÇÃO

O governo federal desacelera e as administrações estaduais lideram a oferta de vagas no setor público neste ano.
Os Estados recrutarão ao menos 9.740 profissionais de nível superior e têm os quatro maiores salários, todos na área de direito.
Já a União, na expectativa de cortes orçamentários devido à perda de receitas da CPMF (Contribuição Provisória Sobre a Movimentação Financeira), manteve seleções autorizadas no ano passado e abre até junho 7.263 vagas em postos que exigem formação universitária.
O levantamento da Folha também se estendeu a prefeituras de São Paulo, que, reunidas, terão 2.975 vagas.
Devido às eleições municipais, quem passar nesses concursos deverá tomar posse até três meses antes do pleito ou depois que o prefeito assumir.
Educação é um dos destaques e carro-chefe do governo federal, que pretende contratar 4.815 profissionais -2.543 professores universitários.
Em São Paulo, as universidades estaduais também reforçarão seu quadro de professores, e Pernambuco quer mais 1.702 docentes para os níveis fundamental e médio.
Nos Estados, quem lidera a oferta de postos é São Paulo (ao menos 2.993), onde o mais vultoso concurso é o da Secretaria de Saúde, que divulga em março o edital para selecionar ao menos 1.500 profissionais. Já a Bahia quer convocar 330.
Saúde também é o foco das prefeituras em São Paulo -só na capital foram autorizadas seleções de 1.670 profissionais.
Duas especialidades ganham destaque: ambiente e gestão pública. Especialistas, analistas e fiscais ambientais serão chamados para 398 postos em São Paulo -300 vagas no primeiro semestre- e no Ceará, que realiza pela primeira vez concurso para analista ambiental.

Gestão pública
O governo paulista também está de olho em 400 especialistas em políticas públicas, e o edital para esse concurso está previsto para março. Já o do Rio de Janeiro abre no primeiro semestre seleção para recrutar 50 gestores públicos.
Confira, nas próximas páginas, 19.978 vagas autorizadas nas três esferas. Algumas já têm edital definido; outras não o publicaram, mas devem realizar concursos ainda em 2008.


Próximo Texto: Série aborda as provas e a carreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.