São Paulo, domingo, 24 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prova não é única forma de avaliar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

E quando os pais percebem que os filhos têm dificuldades em alguma disciplina, os pedagogos ensinam: verifique o que a escola oferece de atividade de reforço para os alunos com algum problema.
Sem contrariar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as escolas buscam outras formas de verificar o desempenho. "Além da avaliação formal por disciplina, pontuamos os alunos pela participação em sala e o seu desenvolvimento", diz Viviane Verdasca, coordenadora do ensino Fundamental I do Colégio São Luís.
Para a pedagoga Marisa Del Cioppo Elias, professora da PUC-SP, a inteligência interpessoal deve ser trabalhada com tarefas coletivas.
Já na educação infantil, a flexibilização é maior. Na maioria das escolas, a criança é avaliada num relatório enviado aos pais, junto com os trabalhos feitos por ela no período.


Texto Anterior: Pais e filhos devem ser ouvidos
Próximo Texto: Método: Colégios mesclam linhas de ensino
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.