São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

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Projeto incentiva inovação com equipamento simples

Animações e fanzines são criados apenas com o uso de câmera e computador

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Engana-se quem pensa que só com tecnologia de ponta alunos criam projetos que contam com grande dose de aprendizado e criatividade. Recursos avançados podem ajudar muito, mas mesmo com alguns mais simples é possível fazer a diferença.
Com equipamentos presentes em boa parte das escolas particulares, como computadores e câmeras fotográficas, alunos do nono ano da Escola Viva, na zona oeste, fizeram pequenas animações.
Durante o projeto, os adolescentes trabalharam na construção do enredo, que passa por discussões de cinema, filosofia e literatura.
Mas, se a montagem do roteiro é fundamental, a técnica de filmagem também é importante. "Já vimos filmes japoneses e alemães sem legenda, mesmo que muitos alunos não entendam, pois ela pode tirar o foco na hora de trabalhar noções de filmagem", diz o professor de foto e vídeo Fernando Roque.
Nessa escola, porém, o uso de recursos tecnológicos não é comum nos primeiros anos do ensino fundamental. "Vemos essa questão com cuidado, pois pode ocorrer de um aluno criar um desenho fantástico no computador e ter dificuldade de usar uma tesoura", diz a coordenadora pedagógica Silvia Viegas.
No colégio bilíngue Stance Dual, no centro, alunos do sétimo ano criaram um projeto com foco em cidadania. Eles pesquisaram sobre trabalho escravo e entrevistaram, via teleconferência, Michaela Alfred-Kamara, da ONG britânica Anti-Slavery International.
Mais inteirados do assunto, enviaram cerca de 20 cartas sobre o tema a dez empresas, nacionais e internacionais, e três delas responderam. A produção, em inglês, foi publicada em um fanzine virtual criado pelos alunos.
(DANIEL VASQUES)


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