São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Ranking do Enem pode ser útil para os pais na hora da decisão

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O resultado das escolas no Enem, divulgado há duas semanas, pode ajudar na hora de escolher o colégio do filho, desde que o ranking seja analisado com cuidado. O alerta é do professor Naércio Menezes, do Insper.
"A nota reflete o desempenho médio dos alunos que fizeram a prova. É preciso observar a taxa de participação e comparar somente escolas da mesma região e com mensalidades parecidas", afirma.
Menezes destaca que o Enem deve pesar mais para o ensino médio, especialmente quando o objetivo do aluno é a entrada imediata na faculdade. "Esse é um universo muito competitivo."
Com o ranking em mãos, outro fator a ser considerado é se o perfil do filho se encaixa com o que o colégio propõe, inclusive no grau de cobrança. "Há a opção de escolher uma escola que o filho goste, mesmo que não seja a mais focada no vestibular.
Depois, se for o caso, ele faz um cursinho", diz Menezes.
Já para pais de crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, outros fatores são mais importantes, como os princípios passados e a linha pedagógica. "Nesse caso, o pai só deve se preocupar se a nota do Enem for muito baixa". (THIAGO FERNANDES)

FOLHA.com
Veja a nota das escolas no Enem 2010
folha.com.br/112633


Texto Anterior: Juntando as peças
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.