São Paulo, quinta-feira, 26 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

MARATONA DE CURTAS

Festival exibe curtas filmados em nove megalópoles

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo 2004, que comemora sua 15ª edição, começa hoje e segue até 4 de setembro com a exibição de 437 filmes, abraçando a produção de 49 países. Além da abertura para convidados, com exibição simultânea para o público, serão 13 salas de exibição espalhadas em dez bairros paulistanos. A mostra se estende a outras capitais, com maratonas no Rio de Janeiro (3 de setembro), Recife (6 de setembro) e Porto Alegre (de 9 a 12 de setembro).
O Foco Megacidades é o maior destaque do festival. Coincidindo com o aniversário de 450 anos de São Paulo, o enfoque, aqui, mergulha nas peculiaridades das cidades grandes, com obras rodadas em nove megalópoles do planeta: Bombaim, Cidade do México, Cingapura, Los Angeles, Jacarta, Seul, Tóquio, Nova York e, óbvio, São Paulo. "Tokyo Scanner", projeto de Mamoru Oshii, o diretor do comentado "Ghost in the Shell", merece atenção. Assim como "Gowanus, Brooklyn", de Ryan Fleck, Prêmio do Júri no Sundance 2004, e "Assalariado 6", rodado em Tóquio pelo britânico Jake Knight. Um dos representantes brasileiros é o raramente visto "Disaster Movie" (79), de Wilson de Barros. "Pista de Ultrapassagem", de Matthew Robbins e do montador de "Apocalypse Now", Walter Murch, é outra raridade neste foco, filmada em 1968.
Seguindo a tradição de conter realizações de jovens diretores, o Mix Brasil oferece ao público "Uma Guerra Diferente", do israelense Nadav Gal.
A seleção brasileira conta com 157 filmes representando a produção nacional recente. Bem eclética, porque conta com os trabalhos de oficinas (Kinoforum e Formação do Olhar), de universitários de cinema (Cinema em Curso, o vencedor em Gramado "Noites de Sol"), Brasileiros no Exterior, Curta o Formato (com destaque para "A Delicadeza do Amor", primeiro trabalho de Eder Santos, e "Vinil Verde", de Kleber Mendonça Filho). E, também, Panorama Brasil 2003/2004, que conta com "Paisagem de Meninos", de Fernando Severo, e alguns premiados em festivais nacionais, como "Enjaulados" (Prêmio de Melhor Ator para Mário Bortolotto no Festival Internacional de Curtas-Metragens de BH). Há também 23 trabalhos na Retrospectiva Thomaz Farkas, dando conta da histórica Caravana Farkas, que filmou o país a partir de 1965.
Os irmãos de continente estão representados na Mostra Latino-Americana, que traz o mexicano "Os Elefantes Nunca Esquecem", de Lorenzo Vigas Castès, atração da noite de abertura da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2004. E atenção para "Costo Argentino", longa com oito curtas fundindo documentário e ficção, feitos por alunos de cinema e tratando da crise econômica no país.
Nas mostras paralelas, alguns vencedores dos grandes festivais internacionais terão seu espaço, além de trabalhos de cineastas consagrados, como Agnès Varda e Mathias Müller.


Próximo Texto: Maratona de curtas: Premiados no Oscar e Berlim são destaques
Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.