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MARATONA DE CURTAS
Festival exibe curtas filmados em nove megalópoles
O Festival Internacional de Curtas-Metragens
de São Paulo 2004, que comemora sua 15ª edição, começa hoje e segue até 4 de setembro com
a exibição de 437 filmes, abraçando a produção
de 49 países. Além da abertura para convidados, com exibição simultânea para o público, serão 13 salas de exibição espalhadas em dez bairros paulistanos. A mostra se estende a outras capitais, com maratonas no Rio de Janeiro (3 de setembro), Recife (6 de setembro) e Porto Alegre (de 9 a 12 de setembro).
O Foco Megacidades é o maior destaque do festival.
Coincidindo com o aniversário de 450 anos de São Paulo,
o enfoque, aqui, mergulha nas peculiaridades das cidades
grandes, com obras rodadas em nove megalópoles do planeta: Bombaim, Cidade do México, Cingapura, Los Angeles, Jacarta, Seul, Tóquio, Nova York e, óbvio, São Paulo.
"Tokyo Scanner", projeto de Mamoru Oshii, o diretor do
comentado "Ghost in the Shell", merece atenção. Assim
como "Gowanus, Brooklyn", de Ryan Fleck, Prêmio do
Júri no Sundance 2004, e "Assalariado 6", rodado em Tóquio pelo britânico Jake Knight. Um dos representantes
brasileiros é o raramente visto "Disaster Movie" (79), de
Wilson de Barros. "Pista de Ultrapassagem", de Matthew
Robbins e do montador de "Apocalypse Now", Walter
Murch, é outra raridade neste foco, filmada em 1968.
Seguindo a tradição de conter realizações de jovens diretores, o Mix Brasil oferece ao público "Uma Guerra Diferente", do israelense Nadav Gal.
A seleção brasileira conta com 157 filmes representando
a produção nacional recente. Bem eclética, porque conta
com os trabalhos de oficinas (Kinoforum e Formação do
Olhar), de universitários de cinema (Cinema em Curso, o
vencedor em Gramado "Noites de Sol"), Brasileiros no
Exterior, Curta o Formato (com destaque para "A Delicadeza do Amor", primeiro trabalho de Eder Santos, e
"Vinil Verde", de Kleber Mendonça Filho). E, também,
Panorama Brasil 2003/2004, que conta com "Paisagem
de Meninos", de Fernando Severo, e alguns premiados
em festivais nacionais, como "Enjaulados" (Prêmio de
Melhor Ator para Mário Bortolotto no Festival Internacional de Curtas-Metragens de BH). Há também 23 trabalhos
na Retrospectiva Thomaz Farkas, dando conta da histórica Caravana Farkas, que filmou o país a partir de 1965.
Os irmãos de continente estão representados na Mostra
Latino-Americana, que traz o mexicano "Os Elefantes
Nunca Esquecem", de Lorenzo Vigas Castès, atração da
noite de abertura da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2004. E atenção para "Costo Argentino", longa com
oito curtas fundindo documentário e ficção, feitos por alunos de cinema e tratando da crise econômica no país.
Nas mostras paralelas, alguns vencedores dos grandes
festivais internacionais terão seu espaço, além de trabalhos de cineastas consagrados, como Agnès Varda e Mathias Müller.
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