São Paulo, sábado, 26 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ajuda não chega até município cearense

da Agência Folha, em Tarrafas (CE)

Criado para reduzir a miséria no país, o Programa Comunidade Solidária ainda não chegou a Tarrafas, cidade cearense com a população de menor renda média do país.
A pesquisa do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU revela que os habitantes de Tarrafas recebem em média 0,14% de um salário mínimo por mês.
O prefeito Tertuliano Cândido Araújo (PPS) diz que não entende por que seu município está fora do programa: "Fico pensando que é porque não tenho força política".
A coordenadora do Comunidade Solidária no Ceará, Isabel Lima, diz que Tarrafas não foi incluída porque os 49 municípios atendidos pelo programa no Ceará apresentam um quadro social pior. Ela diz que a ONU e o programa usam metodologias diferentes.
A economia de Tarrafas é movida pela renda dos 315 aposentados e 250 funcionários da prefeitura. Comprar "fiado" é a prática dominante e o escambo ainda é adotado na feira dominical.
Em Tarrafas não existem fábricas. A agricultura de subsistência é a principal atividade. Os cerca de 2.000 hectares de terras irrigáveis do município não são explorados.
Apesar de o município ter perdido 90% de sua safra com a seca, o programa de distribuição de cestas básicas só chegou a Tarrafas em setembro. A frente de serviços alista 250 pessoas desde julho.
A falta de trabalho é responsável pela emigração, que reduziu a população local de 10.113 para 7.880 habitantes entre 1991 e 1996.
A letargia da cidade inspirou o poeta cearense Patativa do Assaré: "Fui a Tarrafas uma vez, não almocei nem jantei / Sem ter o que fazer, fiquei pra lá e pra cá / Só de Kariri com K (cachaça), uma garrafa tomei / A verdade é dura, mas agora vou falar / A cidade de Tarrafas não passa de um manzuá (armadilha para pegar lagostas)." (PM)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.