São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

figuras da hora

Eles detonam tudo

Conheça a história de dois profissionais dos games e confira dicas para melhorar seu desempenho

a campeã

Natalia Sujian Ko, 24>>
Capitã doLadieS, já foi indicada ao prêmio de melhor jogadora feminina de Counter- Strike do Eletronic Sports World Cup (ESWC).

Começo
>> Sempre fui a cobaia dos meus irmãos por ser a caçula. Logo que meu irmão ganhou seu primeiro videogame (um Atari) me chamou para brincar com ele. O Counter-Strike se tornou minha paixão mais tarde, quando eu tinha 15 anos.

Preconceito
>> Com certeza o fato de ser menina dificulta - e muito - as coisas. Houve uma época em que eu tinha nível para entrar em um dos melhores times, mas não me aceitaram porque eu era menina! Fiquei chateada, mas foi melhor. O ritmo de treino deles é mais puxado, e adoro meu time.

Favoritos
>> Sempre gostei de jogos como Mario World, de aventura, e alguns de luta, como The King of Fighters e Samurai Shadow, mas meu favorito é o Counter-Strike.

Jogo mais difícil
>> Depende de cada um. jogos como Warcraft e Starcraft não me dou muito bem.

Recomendações
>> Controlados da maneira correta, os jogos melhoram o raciocínio rápido.
Eu recomendo desde Sudoku e jogos de cartas até jogos de computador.

Dicas de um campeão
>> Para ser bom é preciso se dedicar, ter muita disciplina, tentar melhorar seus erros e nunca desistir. O interesse pelos macetes e estratégias é importante. Cada detalhe pode ser um aliado para a vitória.
(STEFHANIE PIOVEZAN)


o detonador

Gilsomar Livramento, 27>>
Redator das revistas Game Master, Revista Oficial do Xbox 360 no Brasil, NGamer Brasil, Dicas e Truques para PlayStation.

Começo
>> Profissionalmente, por volta de 1996. Meu primeiro trabalho nessa área foi jogar Tomb Raider 2.

Preconceito
>> Chamam meu trabalho de "estrategista" ou "detonador", que é um termo um pouco ultrapassado. As pessoas pensam que eu fico o dia inteiro jogando, mas, na verdade, sigo um cronograma e tenho prazos para fazer as matérias e redigir os textos.

Favoritos
>> Depende das gerações.
Alguns são importantes porque marcaram toda uma geração, como Xinobi, Ninja Gaiden , Legend of Mana e Chrono Trigger. Outros legais são Front Mission, Castlevania e Super Mario Galaxy para Wii.

Jogo mais difícil
>> Disgaea, para PS2, PSP e DS, que extrapolou os limites de um RPG convencional. No Disgaea, o jogador pode chegar ao nível 9.999, o que leva de três a seis anos.

Recomendações
>> Para os mais novos, o Wii tem jogos voltados para a família. Spider Dragon e Mario são bem legais também.

Dicas de um campeão
>> Jogar videogame todo mundo sabe. Eles são legais porque ajudam a estimular a imaginação e treinar o inglês, por exemplo. Mas é preciso saber dosar.
Não é bom ficar o dia inteiro jogando.
(JOÃO LOBATO)


Texto Anterior: Entrevista: Pai do Club Penguin revela as novidades
Próximo Texto: Está no Guinness
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.