São Paulo, domingo, 27 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIDISCIPLINARES

Sem doutores, pós mira conceito máximo

Recentes e compartilhando professores, maior nota obtida por eles na avaliação da Capes foi a 5

ALAN DE FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nenhum dos mais de cem programas da área multidisciplinar conseguiu ultrapassar a barreira da nota cinco -e só 18 obtiveram esse conceito.
Para Carlos Afonso Nobre, ex-representante do setor na Capes, os cursos precisam amadurecer e ter mais doutores -metade deles surgiu nos últimos quatro anos. Como reúnem diferentes departamentos, muitos professores não têm dedicação integral.
Segundo o relatório dessa área, dois mereceriam nota seis: modelagem computacional do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), do Rio de Janeiro, e política científica e tecnológica, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O comitê da Capes manteve a avaliação cinco.
Para José Karam Filho, coordenador do curso do LNCC, a avaliação da Capes é ótima, uma vez que o curso foi criado há seis anos. Ele diz que, para manter e melhorar a nota, não serão necessárias mudanças drásticas de estrutura. O essencial, diz, é não mexer no corpo docente e na grade curricular.
O LNCC também aposta em manter vínculos com outras instituições, permitindo troca constante de conhecimento.
Por ter esse perfil, o mestrando Eduardo Krempser da Silva, 23, salienta o benefício de unir estudantes de diferentes cursos -como ciências da computação, química, matemática e até mesmo biologia. "Esse convívio, além do trabalho em conjunto nos grupos de pesquisa e durante as disciplinas, é extremamente válido para o desenvolvimento do trabalho."

Critério questionado
A coordenadora do programa de política científica e tecnológica da Unicamp, Léa Maria Leme Strina Velho, questiona a nota cinco recebida.
"Uma das razões apontadas na avaliação para esta nota é o número reduzido de artigos em revistas classificadas como A, que a Capes julga serem as mais importantes. No entanto, quais são os critérios para classificar uma publicação em uma área na qual avaliadores são de diferentes áreas?", indaga.
O programa, porém, tem destaque no meio acadêmico. Um dos poucos cursos que pesquisam a questão da inovação tecnológica no continente, seu caráter multidisciplinar atrai profissionais de áreas distintas. As disciplinas oferecidas são de campos como sociologia, administração, gestão política, antropologia e outras.
Mas, conforme ressalta o doutorando André Tortatto Rauen, 27, um dos problemas do curso é o excesso de trabalho dos docentes, que têm de orientar uma série de estudantes.
"O corpo docente realmente é pequeno, está engessado, mas essa foi uma escolha da coordenação, pois não temos interesse em diminuir o número de estudantes", explica Velho.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.