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MULTIDISCIPLINARES
Sem doutores, pós mira conceito máximo
Recentes e compartilhando professores, maior nota obtida por eles na avaliação da Capes foi a 5
ALAN DE FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nenhum dos mais de cem
programas da área multidisciplinar conseguiu ultrapassar a
barreira da nota cinco -e só 18
obtiveram esse conceito.
Para Carlos Afonso Nobre,
ex-representante do setor na
Capes, os cursos precisam amadurecer e ter mais doutores
-metade deles surgiu nos últimos quatro anos. Como reúnem diferentes departamentos, muitos professores não
têm dedicação integral.
Segundo o relatório dessa
área, dois mereceriam nota
seis: modelagem computacional do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), do Rio de Janeiro, e política
científica e tecnológica, da Unicamp (Universidade Estadual
de Campinas). O comitê da Capes manteve a avaliação cinco.
Para José Karam Filho, coordenador do curso do LNCC, a
avaliação da Capes é ótima,
uma vez que o curso foi criado
há seis anos. Ele diz que, para
manter e melhorar a nota, não
serão necessárias mudanças
drásticas de estrutura. O essencial, diz, é não mexer no corpo
docente e na grade curricular.
O LNCC também aposta em
manter vínculos com outras
instituições, permitindo troca
constante de conhecimento.
Por ter esse perfil, o mestrando Eduardo Krempser da Silva,
23, salienta o benefício de unir
estudantes de diferentes cursos -como ciências da computação, química, matemática e
até mesmo biologia. "Esse convívio, além do trabalho em conjunto nos grupos de pesquisa e
durante as disciplinas, é extremamente válido para o desenvolvimento do trabalho."
Critério questionado
A coordenadora do programa
de política científica e tecnológica da Unicamp, Léa Maria Leme Strina Velho, questiona a
nota cinco recebida.
"Uma das razões apontadas
na avaliação para esta nota é o
número reduzido de artigos em
revistas classificadas como A,
que a Capes julga serem as mais
importantes. No entanto, quais
são os critérios para classificar
uma publicação em uma área
na qual avaliadores são de diferentes áreas?", indaga.
O programa, porém, tem destaque no meio acadêmico. Um
dos poucos cursos que pesquisam a questão da inovação tecnológica no continente, seu caráter multidisciplinar atrai
profissionais de áreas distintas.
As disciplinas oferecidas são de
campos como sociologia, administração, gestão política, antropologia e outras.
Mas, conforme ressalta o
doutorando André Tortatto
Rauen, 27, um dos problemas
do curso é o excesso de trabalho
dos docentes, que têm de orientar uma série de estudantes.
"O corpo docente realmente
é pequeno, está engessado, mas
essa foi uma escolha da coordenação, pois não temos interesse
em diminuir o número de estudantes", explica Velho.
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