São Paulo, domingo, 27 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÚBLICA

Inscrições para a Unesp começam amanhã

Questões específicas, no segundo dia, não terão mais divisões por itens

LUCIENE ANTUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), única instituição pública paulista a ter processo seletivo de inverno, dá início amanhã ao período de inscrições para o vestibular.
O prazo termina no dia 15 de junho. As inscrições são pelo site www.vunesp.com.br. É cobrada uma taxa de R$ 100.
A principal novidade é a criação de um curso noturno de administração de empresas na cidade de Tupã, onde só havia uma turma matutina.
De acordo com a coordenação do vestibular, o exame de conhecimentos específicos, no dia 18 de julho, deve ser simplificado. Para as 25 questões propostas, foram eliminadas as subdivisões em itens a, b, c, que tornavam a prova muito trabalhosa e cansativa.
O estilo da prova é o mesmo do vestibular de verão da Unesp. O que muda são os cursos em jogo. Neste ano, serão 705 vagas, para 18 opções de graduação, em 12 municípios.
Somente quatro das carreiras são disputadas também no final do ano: agronomia e engenharias civil, elétrica e mecânica, todas em Ilha Solteira.
Nesses casos, a concorrência costuma ser mais acirrada no vestibular de inverno. "No meio do ano, os candidatos não têm tantas opções como nos meses de novembro e dezembro, especialmente em instituições públicas de ensino", afirma Fernando Dagnone Prado, diretor acadêmico da Vunesp.
Segundo ele, para o curso de agronomia, 404 candidatos se inscreveram no vestibular de inverno em 2006, enquanto 297 disputaram as 40 vagas para a carreira no final do ano.

Antecipação
Muitas razões levam os candidatos a prestar vestibular no meio do ano. Camila Pires Duarte de Sousa, 17, vai disputar uma das 40 vagas do curso de biotecnologia da Unesp em Assis para treinar.
"Tenho interesse pela área e quero medir meu preparo para o vestibular. Mas, se eu passar, não vou cursar. Meu sonho é medicina e estou estudando para os vestibulares das universidades públicas no final do ano, inclusive a própria Unesp." Ela vai enfrentar a maratona de sete vestibulares no final do ano, para medicina.
Os vestibulares de inverno também são opção para quem se preparou para as provas de final de ano, mas não conseguiu uma vaga. Esse é o caso de Vinícius de Souza Kotsuka, 18. "Sinto-me mais preparado agora. Vou prestar vestibular no meio do ano porque tenho duas boas opções, Unesp e Universidade Estadual de Maringá."
Se a primeira opção de curso não é oferecida agora, uma aprovação na metade do ano pode ajudar o candidato a enfrentar os desafios dos exames de verão com mais tranqüilidade. "Se eu passar na Unesp agora, começo o curso em agosto e presto Unicamp e Fuvest em outro clima, fora do cursinho e já com uma vaga garantida."


Texto Anterior: Graduação tecnológica x seqüencial
Próximo Texto: Processos seletivos de verão têm calendário único de provas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.