São Paulo, domingo, 27 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTENSIVO

Curso rápido exige maior dedicação e mais dinheiro

Estudante precisa de tempo para ampla carga horária e para exercícios

MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma viagem à vista ou a vontade de melhorar a fluência acelera a necessidade de dominar um novo idioma.
Mas o enxuto tempo de aprendizagem em um curso intensivo -ideal nesses casos- é inversamente proporcional à dedicação ao estudo.
"Para aprender mais rápido, será necessário estudar mais e por mais horas diárias. Não tem milagre", avalia Priscila Inserra, sócia-diretora da Jump In Company.
Assim, deve-se ter tempo não só para ir à aula -que geralmente é mais longa do que a de um programa regular- mas também para atividades fora da classe, afirma Jamil Felix Filho, coordenador-geral da Alle Idiomas.
Nas horas livres, a internet vira uma boa aliada para melhorar a fluência, opina Diego Liguori, coordenador dos cursos de espanhol para estrangeiros do Colégio Miguel de Cervantes.
"Hoje há YouTube, exercícios e dicionários on-line, chats em espanhol e grupos de discussão do estudo do idioma", exemplifica.
Para Flora Rousseau, gerente comercial da Aliança Francesa, a falta de tempo é uma das principais razões para as pessoas escolherem os módulos rápidos.
"Não é todo mundo que pode se dar o luxo de fazer em sete ou oito anos um curso completo", considera.

CUSTOS
O ponto contrário a esse tipo de programa é o preço, superior ao de um curso extensivo, avalia Carlos Rigueira, proprietário de escola de alemão homônima.
Ao saber que iria morar na Alemanha, a escritora Natascha Müller, 38, mergulhou em um intensivo de inglês de três meses.
"Tinha três horas de aula, quatro vezes por semana. Consegui destravar a língua. Achei melhor investir nesse idioma do que começar o alemão do zero", afirma.
"Cursos intensivos são mais eficazes para quem já tem noção da língua", concorda Ana Virgínia Kesselring, diretora da Virginia Center. Ela alerta que não adianta concluir o curso em meses e não praticar, pois o conteúdo será esquecido.


Texto Anterior: Intercâmbios para estudo crescem 15%
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.