São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garoto da capa receia futuro e diz ser parte da maioria

João Wainer/Folha Imagem
Ricardo estuda e trabalha

"O jovem brasileiro é um sonhador", diz Ricardo dos Reis Ferreira, 20, o rosto que estampa a capa deste caderno. Talvez por acreditar nisso, tenha trocado a cidade de Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo, pelo centro econômico do país. Ele veio para São Paulo em março de 2006 para "trampar" no mundo da moda.
Tendo estudado em escola pública e em busca da realização profissional, Ricardo foi abordado pela Folha em um restaurante paulistano e convidado a ser o retrato da juventude brasileira no século 21. "Faço parte da grande maioria", analisa.
Ele personifica o jovem médio cujo perfil é traçado nas próximas páginas pelos resultados da pesquisa do Datafolha.
Ricardo não pôde realizar a sua vontade inicial, mas resolveu continuar em São Paulo, ajustando seus objetivos à realidade que encontrou. No momento, trabalha e estuda relações internacionais. "O objetivo agora é terminar a faculdade."
Na posição de quem saiu do interior em direção a uma grande capital, Ricardo ainda destaca a já conhecida situação de violência "absurda" com que o jovem se depara.
A obstinação demonstrada em relação ao futuro revela a necessidade de reagir a um outro sentimento que, segundo ele, aflige a juventude no Brasil: a insegurança, resultado de uma condição econômica que torna a juventude o grupo social mais vulnerável ao desemprego. Dá "um pouco de medo em relação ao futuro", diz. (AMARO GRASSI, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA)


Texto Anterior: Perfil é inédito no Brasil
Próximo Texto: Realidade: A economia soterrou o sonho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.