São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

gravidez

Aborto - só as amigas fazem...

UM TERÇO DAS MULHERES CONHECE ALGUÉM QUE ABORTOU, MAS APENAS 4% ADMITEM TER FEITO O PROCEDIMENTO

[Por Patrícia Gomes, Colaboração para a Folha]

Trinta e três em cada cem jovens brasileiras conhecem alguém que fez aborto, mas só 4% admitem ter recorrido ao procedimento.
Essa diferença mostra, para Rebeca Silva, professora da Unifesp, que pode haver subnotificação nos dados: "É difícil falar sobre aborto, as pessoas omitem".
No Brasil, o aborto só é permitido em caso de estupro e de risco de vida para a mãe, mas, mesmo em países onde o procedimento não é crime, a subnotificação chega a 50%.
Pelas contas de Silva, se 30% das jovens disseram ter uma amiga que fez aborto, esse valor deveria corresponder também às que abortaram -já que, numa amostra grande, a superposição de dados (pessoas que conhecem a mesma jovem que abortou) não faz diferença.
Segundo a pesquisa, o percentual de mulheres que admitem ter abortado pula para 7% na faixa etária dos 22 aos 25 anos. Para a professora Greice Menezes, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), uma explicação é que é geralmente nessa idade que a mulher tem uma atividade sexual mais intensa e, portanto, está mais suscetível a engravidar. Outra explicação seria o fato de pessoas mais novas terem mais dificuldade em admitir o aborto.
Também chama a atenção o percentual maior de abortos entre mulheres com renda familiar superior a dez salários mínimos: 9%. Segundo Menezes, apesar de essas moças engravidarem menos, elas recorrem mais ao aborto em caso de gravidez não planejada.
Silva diz que os dados confirmam o perfil da mulher que opta pelo aborto: "São jovens, que estão no meio de um projeto de vida, como a faculdade ou o início da carreira".


Texto Anterior: Celular é usado na classe até para colar em provas
Próximo Texto: Sociedade: Jovem se organiza na igreja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.