São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo

Virgem depois dos 20 anos

22% DAS MULHERES ENTRE 16 E 25 DIZEM NUNCA TER TRANSADO; É O CASO DE CAMILE, 20, QUE ABASTECE AS AMIGAS COM E-MAILS CONTANDO SUA "SAGA"

[Por Maurício Horta, Colaboração para a Folha]

"A mulherada está atacada hoje em dia! Acho que é falta do que fazer", gargalha Camile Liguori, santista de 20 anos e última virgem da turma. "Comecei a 'ficar' aos 13. Nunca fui santa nem quero casar virgem, mas sempre exigi que, na primeira vez, fosse fazer amor, e não sexo", diz a estudante de jornalismo.
Camile faz parte dos 22% de meninas brasileiras que nunca transaram. Mas por pouco tempo, espera ela. Há quatro meses, numa micareta da Universidade Mackenzie, encontrou o mítico "cara certo". Espera ele.
"Durmo na casa dele quatro dias por semana e ele sabe que, quando eu estiver preparada, vai ser ele. Agora é uma questão de tempo." Camile narra para as amigas sua preparação por e-mails, sempre intitulados, de forma bem-humorada, "A Saga de uma Virgem".
"O que vim contar hoje é: comecei a tomar pílula! Essa notícia é muito importante, já que eu só daria inicio à coisa toda quando estivesse prevenida. Um passo, de gigante, foi dado. No próximo e-mail conto como foi minha ida ao ginecologista", diz uma das mensagens.
Conforme o Datafolha, 11% dos rapazes são virgens -a metade da porcentagem entre moças. Se, aos 16 e 17 anos, eles são 32%, o número cai para 1% quando passam dos 22 anos. Ederson Vertuan, 24, ou Poeta, como é conhecido o mestrando em letras da Universidade Estadual de Londrina, está entre essa minoria. E não é que falte oportunidade.
"Duas meninas começaram a freqüentar minha casa para me persuadir a um contato mais íntimo. Deixei claro que não estava a fi m", diz o rapaz, que é guitarrista da banda de death-doom metal Feretro.
Acostumado aos gritos da platéia, o cabeludo evita olhar diretamente para as fãs. "Não quero mostrar fraqueza, que preciso [de sexo]. Por trás disso, há um medo meu de amar." Três meses de aquecimento Seja como for, o tempo entre começar o namoro e transar está diminuindo, na opinião de Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
"Se, nos anos 90, as jovens perdiam a virgindade depois de um ano de namoro, em 2000 esse tempo caiu para menos de quatro meses e, em 2007, para menos de três", diz. Um terço dos virgens afirma guardar-se para o casamento. Essa é a intenção de 20% dos meninos e de 40% das moças virgens -assim como a de metade dos evangélicos e de um quarto dos católicos.
Poeta está entre os católicos. "Quero achar alguém com planos de construir uma vida juntos. Nessa parte, assumo minha fé católica", afirma o singular roqueiro.
Ele diz não sentir falta do sexo. "É algo que não conheço. Mais falta sinto de uma companhia. A pessoa só terá a chave do meu corpo se abrir o meu emocional. Senão, como diz Machado de Assis, o orgasmo será apenas uma dor bastarda", conclui o Poeta. Poeticamente.


Texto Anterior: Elas só pensam em plástica
Próximo Texto: Laís, 15, olhou para os pêlos loiros de Lucas, 14. Então...
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.