São Paulo, domingo, 27 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

20% já dirigiram depois de beber

A relação entre jovens, bebida e trânsito é trágica: 1 em cada 5 já dirigiu após beber. Entre os jovens com renda familiar mensal maior do que dez salários mínimos -com mais chance de ter carro-, a relação sobe para 2 em cada 5.
Outro dado preocupante é que até jovens com 16 e 17 anos, impedidos pela lei de dirigir, admitiram ter pegado no volante após beber. A prática foi admitida por 7% deles. Segundo dados do Denatran de 2007, diariamente 12 motoristas menores de idade se envolvem em acidentes com vítimas no Brasil.
A maioria dos jovens costuma beber: são 59%, sendo que 1 em cada 3 deu os primeiros goles antes dos 15 anos.
É o caso da estudante de medicina Viviane Nunes, 23, que está sem beber há um ano e meio. Ela começou aos 13 e chegou a ter queda de cabelo e inchaço no corpo em decorrência da bebida. "Percebi que tinha algo anormal porque meus amigos tinham controle. Para mim, só tinha sentido beber para me embriagar", diz. (BC)


Texto Anterior: Da cerveja à produção de crack
Próximo Texto: Sulistas se drogam mais que os outros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.