São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prova de fogo na hora de escrever

Treino para não derrapar ao mandar e-mails e relatórios em outra língua começa com leitura

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dizer que fala outra língua impressiona, mas será preciso se garantir quando for necessário ler e escrever.
Em multinacionais, receber e enviar e-mails, relatórios e comunicados para se comunicar com a matriz é uma atividade comum, afirma Adriana Gomes, coordenadora do ESPM Carreiras.
Nesse caso, erros admissíveis ao falar soam como descaso e falta de cuidado quando aparecem em e-mails profissionais ou em relatórios.
"A leitura é o primeiro passo para melhorar. Se o aluno só conversa e ouve música e não lê, a escrita vai deixar a desejar", explica Maria do Carmo Righini, coordenadora acadêmica dos cursos adultos da Cultura Inglesa.
Sua sugestão é ler diariamente, mesmo que, em nível iniciante, seja necessário recorrer a livros infantis.
A tarefa não é tão complicada. "Todos trazem um "background" do idioma, mesmo sem tê-lo estudado", diz Adriana Marrone, 39, pesquisadora do Grupo de Ensino-Aprendizagem de Língua Instrumental da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Segundo ela, a leitura rápida já ajuda a entender o contexto. O que facilita é a organização textual -contratos são semelhantes mesmo em idiomas diferentes- e as palavras cognatas, aquelas que se parecem com outras por grafia ou significado.
Outro meio de se aprimorar é fazer um curso instrumental, focado em leitura e escrita (veja abaixo), com técnicas como "scheming" (ler rapidamente o texto para entender o conceito) e "scanning" (achar respostas para perguntas específicas).
Segundo Marrone, após 30 horas de aulas um aluno de nível intermediário pode ler textos de negócios e jurídicos. Depois deve ir adquirindo vocabulário. (FG E JC)

Cursos instrumentais

Alumni (0/xx/11/5644-9700)
D'Kurs (0/xx/11/3384-8340)
Fisk (0/xx/ 11/5904-7022)
Mackenzie (0/xx/11/2114-8431)
PUC-SP (0/xx/ 11/3670-8002)
USP (0/xx/ 11/3091-2416


Texto Anterior: Para falar melhor
Próximo Texto: Para redigir melhor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.