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São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

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Futebol ruim, mas com estádio lotado

Quase 20 mil pessoas, em média, nas arquibancadas do estádio entoando gritos para incentivar os jogadores. Sinal de bom futebol dentro de campo, certo?
Errado. Uma das equipes que mais atraem público aos palcos de futebol no país, o Bahia é o principal paradigma de que torcida, no Brasileiro, não é sinônimo de bons resultados no campeonato nem de dinheiro nos cofres.
A temporada de 2002 é emblemática para ilustrar a situação. O time ficou boa parte do torneio na zona de rebaixamento. Uma vitória sobre a Lusa na última rodada, porém, assegurou a permanência do clube na divisão de elite -terminou em 19º entre 26 times.
Na verdade, em toda a sua trajetória no Nacional o Bahia foi um sucesso de público. Em média, o clube levou 25 mil torcedores ao seu estádio por jogo na competição. Apenas o Flamengo teve mais espectadores na história- quase 30 mil por encontro.
"Somos um clube de massa. Quando tudo está correndo bem, não há problema. Mas, se jogamos mal, a pressão é violentíssima", relatou Marcelo Guimarães, presidente do clube baiano.
Enquanto sofre para atender aos apelos de seus torcedores, o Bahia vê equipes que costumam jogar com estádios vazios, como o São Caetano, prosperarem e colecionarem boas performances.
Além disso, a agremiação atravessa péssima situação financeira. "Não dá para viver só da bilheteria. Precisamos buscar sempre outras formas de aumentar nossa receita", afirmou o presidente.
Para evitar situações ainda mais embaraçosas, Guimarães nomeou um treinador que conhece bem a pressão exercida pelo público na Fonte Nova.
Ídolo entre os locais, Bobô, que defendeu o time como jogador na década de 80, será o comandante do Bahia durante o Nacional.
"Vou usar a força que temos em casa para conseguir pontos. Isso é muito importante em um campeonato de pontos corridos."


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