UOL


São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira terá gado "superprecoce"


Serão apresentadas novilhas prenhes com até 13 meses de idade, resultado de novo programa genético

Cadeia produtiva da pecuária participa com 75 empresas e aproximadamente 400 animais de 11 raças diferentes



DAS REGIONAIS

Na quarta vez que participa da Agrishow, a cadeia pecuarista traz o resultado da busca por produtividade em seus rebanhos. Serão apresentadas fêmeas com prenhez precoce, algumas com 13 meses de idade.
Segundo o presidente da feira, Sérgio Magalhães, esse será o destaque da pecuária deste ano.
"O pecuarista ainda é muito conservador, precisa correr para aumentar a produtividade, é um campo grande ainda para melhorar. É preciso avançar em precocidade de parição e de corte. Vamos mostrar boiada pronta para ir ao abatedouro com 15, 16 meses."
A Agropecuária CFM, uma das empresas expositoras, vai apresentar aos criadores alguns lotes de novilhas nelore prenhes aos 14 meses de idade, com parição pela primeira vez aos 24 meses, em vez dos tradicionais 36.
A redução da idade é resultado de um programa de melhoramento genético, e a estimativa é de lucro de 16% em um rebanho de cerca de mil animais.
Segundo a empresa, a precocidade só era alcançada até então por criadores de raças européias. O nelore, de origem indiana, foi trazido ao país na metade do século passado.
A Jacarezinho também apresentará novilhas nelore prenhes aos 17 meses e novilhas braford prenhes aos 13.
Neste ano, serão 75 empresas -15 a mais que no ano passado- e cerca de 400 animais de 11 raças diferentes. Haverá também estandes voltados à criação de suínos, ovinos e aves.
A exemplo das apresentações dinâmicas com máquinas, os pecuaristas também poderão assistir, a cada hora, a apresentações de raças, técnicas de inseminação artificial e degustar carnes resultantes de programas de qualidade desenvolvidos por produtores e frigoríficos.


Texto Anterior: Demanda por máquina recebe R$ 400 mi
Próximo Texto: Agronegócio busca recorde neste ano
Índice

UOL
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.