São Paulo, domingo, 28 de maio de 2006

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Música

Tocando e cantando, um conjunto afinado

por Lúcio Ribeiro

No futebol, joga-se por música. Se o torcedor é considerado o 12º jogador e ele não pode chutar nem cabecear, a arma para empurrar o time ou a seleção à vitória é a boca, a cantoria. E essa cantoria, muitas vezes, dialoga com a música pop.
O som mais importante do futebol é o grito de gol, seja dentro de campo, na arquibancada ou na narração de rádio e TV. Mas, quando a torcida inglesa do Liverpool entoa a canção "You'll Never Walk Alone" (Você nunca seguirá sozinho), o time da terra dos Beatles é empurrado por uma energizante parede sonora.
A música surgiu num musical da Broadway nos anos 40 e foi usada como trilha sonora de superação dos horrores da Segunda Guerra Mundial. A canção passou pelas vozes de Frank Sinatra, Elvis Presley, até virar hit das paradas inglesas nos anos 60, na versão do grupo Gerry & the Pacemakers, do Liverpool, na época uma espécie de rival dos Beatles tanto na cidade quanto no país.
"You'll Never Walk Alone", que tem letra e ritmo tristes que mais combinam com derrota, foi logo adotada pela torcida do Liverpool, e virou tão grandiosa nos estádios que é tema de cantoria de times de Escócia (Celtic), Alemanha (Borussia Dortmund) e Japão.
No Brasil, a cantoria de estádios é dominada por letras agressivas e impublicáveis, como na música que move o Atlético-PR e é "dedicada" ao rival Coritiba. Tal canção, hit na Arena da Baixada, é uma versão toda própria e longa de "Another Brick in the Wall Part 2", clássico de protesto do grupo psicodélico Pink Floyd. A versão da torcida atleticana não deixa também de protestar... contra a torcida do inimigo.
Hit das arquibancadas brasileiras nos últimos tempos são as músicas importadas de times argentinos, também extratos de populares canções do país vizinho. Há até uma torcida relativamente nova do Grêmio com o nome Alma Castelhana. Já é a maior organizada do clube gaúcho, fica atrás de um dos gols do Olímpico e não pára um minuto de cantar, esteja o Grêmio ganhando, empatando ou perdendo.
Na Inglaterra, todo ano de Copa uma banda pop é incumbida de fazer a ""canção oficial da seleção inglesa", que geralmente bate nos primeiros lugares da parada de sucessos britânica. Bancada pela federação inglesa e em cujo vídeo geralmente participam jogadores do time que vai para a Copa, o hit este ano estará a cargo do grupo indie Embrace e se chamará "World At Your Feet".
A música oficial da Copa para os ingleses, já uma instituição local tanto quanto ir a um show do Oasis com camisa de futebol, tem um prazo de validade curto, principalmente pela costumeira desclassificação rápida do English Team.
Em 1990, o famoso grupo New Order gravou ""World in Motion", para a campanha inglesa na Copa da Itália, e a música deu tão certo que se tornou o primeiro hit da história da banda de Manchester a chegar ao número um no Top 40 inglês. "World in Motion" ganhará nova versão e relançamento: está prevista para ser lançada em single dia 29 de maio.
Outra prova de que o futebol é pop foi o recente lançamento na Itália de um disco com a assinatura do craque Alessandro del Piero, chamado "The Best of". Não que Del Piero tenha gravado qualquer canção. Reuniu as músicas que gosta de ouvir, tipo Oasis, 50 Cent, Ricky Martin, Robbie Williams e botou sua cara na capa. O disco vende bem na Itália pré-Copa.
O binômio futebol-música teve auge no Brasil com o samba "Voa Canarinho, Voa", gravado pelo então jogador Júnior antes de a seleção de Telê embarcar para a Copa de 82. O single com a música vendeu cerca de 500 mil cópias. Mas, pena, o canarinho voou naquela Copa, mas foi abatido antes da final.


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