São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011 |
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Mercado se volta para elétricos Motor que roda sem usar gasolina é vedete em salões, mas ainda está longe dos brasileiros
FERNANDO VALEIKA DE BARROS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA O mercado automobilístico tem hoje um olho na economia e outro no ambiente. As montadoras correm para conquistar o consumidor que está de olho em carros que não desperdiçam combustível e simpatiza com os que poluem menos,mas não abre mão de conforto. A chave para resolver essa equação tem sido a tecnologia, que torna os veículos menores e mais eficientes. Nos principais salões de automóveis, os compactos e os elétricos dividem holofotes. Os segundos saem na dianteira, pois todos querem saber quando andaremos em carros movidos sem gasolina. Em dezembro do ano passado, O elétrico Nissan Leaf e O híbrido Chevrolet Volt chegaram às concessionárias dos Estados Unidos. O Leaf é 100% elétrico, movido por um pacote com baterias de íon de lítio, parecidas com as dos celulares. O ponto fraco é a autonomia: roda 165 quilômetros a cada carga. Mesmo que 90% dos motoristas não cheguem a esse limite diário, muitos não gostam da limitação. É aí que se abre vantagem para híbridos recarregáveis, como o Volt,que anda 64 quilômetros com bateria e outros 500 com 35 litros de gasolina. Na onda do Leaf e doVolt, ao menos duas dezenas de novos modelos recarregáveis na tomada serão lançados no mundo até 2013, como Renault Kango o ZE, Mercedes- Benz Vito E-Cell e a versão elétrica do Ford Focus. Assim, carros elétricos poderiam conquistar até 10% do mercado até 2020, segundo Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan. Já no Brasil, a falta de incentivo para modelos movidos a bateria afasta o elétrico dos consumidores. Baterias de íon de lítio, a solução de massa mais eficiente para estocar energia, ainda são muito caras -um pacote custa de US$ 10 mil a US$ 20 mil-, o que inviabiliza a competição com modelos a gasolina. Próximo Texto: Os passos do carro elétrico Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |