São Paulo, domingo, 29 de maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado se volta para elétricos

Motor que roda sem usar gasolina é vedete em salões, mas ainda está longe dos brasileiros

Divulgação
O elétrico Tesla Roadster

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O mercado automobilístico tem hoje um olho na economia e outro no ambiente.
As montadoras correm para conquistar o consumidor que está de olho em carros que não desperdiçam combustível e simpatiza com os que poluem menos,mas não abre mão de conforto.
A chave para resolver essa equação tem sido a tecnologia, que torna os veículos menores e mais eficientes.
Nos principais salões de automóveis, os compactos e os elétricos dividem holofotes.
Os segundos saem na dianteira, pois todos querem saber quando andaremos em carros movidos sem gasolina.
Em dezembro do ano passado, O elétrico Nissan Leaf e O híbrido Chevrolet Volt chegaram às concessionárias dos Estados Unidos.
O Leaf é 100% elétrico, movido por um pacote com baterias de íon de lítio, parecidas com as dos celulares.
O ponto fraco é a autonomia: roda 165 quilômetros a cada carga. Mesmo que 90% dos motoristas não cheguem a esse limite diário, muitos não gostam da limitação.
É aí que se abre vantagem para híbridos recarregáveis, como o Volt,que anda 64 quilômetros com bateria e outros 500 com 35 litros de gasolina.
Na onda do Leaf e doVolt, ao menos duas dezenas de novos modelos recarregáveis na tomada serão lançados no mundo até 2013, como Renault Kango o ZE, Mercedes- Benz Vito E-Cell e a versão elétrica do Ford Focus.
Assim, carros elétricos poderiam conquistar até 10% do mercado até 2020, segundo Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan.
Já no Brasil, a falta de incentivo para modelos movidos a bateria afasta o elétrico dos consumidores.
Baterias de íon de lítio, a solução de massa mais eficiente para estocar energia, ainda são muito caras -um pacote custa de US$ 10 mil a US$ 20 mil-, o que inviabiliza a competição com modelos a gasolina.



Próximo Texto: Os passos do carro elétrico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.