São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponto final

‘Mais humana’ em 2008, F-1 chega a Interlagos após temporada de erros, novidades, polêmicas e com dois pilotos ainda na luta pela taça

Diego Sanches
Felipe Massa e Lewis Hamilton

DEPOIS DE 17 GPS, sete vencedores, uma temporada marcada pela grande quantidade de erros, algumas punições polêmicas, um escândalo sexual, vitórias incontestáveis, outras herdadas, o Mundial que inaugurou uma F-1 mais humana, sem ajudas eletrônicas aos pilotos, e que viu a realização da primeira corrida noturna da história categoria chega ao fim neste domingo. Pelo quarto ano seguido, Interlagos definirá o campeão da temporada. Apenas Felipe Massa e Lewis Hamilton permanecem na disputa. E, seja qual for o resultado, a decisão terá contornos épicos. Com sete pontos a menos que o rival na classificação, Massa terá de torcer por uma combinação de resultados para ficar com o título e acabar com um jejum de 17 anos. Desde a terceira conquista de Ayrton Senna, em 1991, o Brasil não vê um de seus representantes ser campeão. Mais. Em 58 anos de história, o piloto da Ferrari pode ainda tornar-se apenas o segundo da história a vencer um Mundial em casa _a única vez que isso ocorreu foi em 1950, com o italiano Giuseppe Farina. Para Hamilton, que só precisa chegar em quinto para sagrar-se campeão independentemente do resultado do adversário, as marcas não são menos expressivas. Caso saia de São Paulo com o título, o inglês irá se tornar o mais jovem campeão da história, aos 23 anos, desbancando o recorde de Fernando Alonso. Em seu segundo ano na F-1, poderá dar à Inglaterra seu primeiro campeonato desde o Mundial de 1996 por Damon Hill. No ano em que a categoria assistiu à primeira vitória de um polonês (Robert Kubica), conheceu seu mais jovem vencedor (Sebastian Vettel), passou da marca de cem ganhadores e 800 GPs, seja Massa ou Hamilton o 30º campeão da história, o título estará em boas mãos. Relembre nas próximas páginas como foi um dos mais disputados Mundiais dos últimos tempos.




Desde o tricampeonato de Ayrton Senna, em 1991, o Brasil não tem um piloto com chances de ser campeão

Hamilton, 23, tenta se tornar o mais jovem vencedor da história da principal categoria do automobilismo


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Austrália 16.mar: Hamilton acerta em GP de erros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.