São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

Brasil 02.nov

Apenas dois pilotos chegam a Interlagos na disputa pelo título. Para isso precisam...

Lewis Hamilton

- chegar até quinto para não
- ter de torcer contra Massa
- chegar de sexto para baixo dependendo da posição de Massa


A situação de Lewis Hamilton, 23, é tranqüila. Apesar de correr na casa de seu único adversário na disputa pelo título, o piloto da McLaren pode completar a prova em Interlagos até o quinto lugar para ser campeão independentemente da posição de Felipe Massa. Primeiro negro a chegar à F-1, Hamilton pode dar à Inglaterra seu primeiro título desde a conquista do Mundial de 1996 por Damon Hill. Mais que isso, pode roubar de Fernando Alonso o recorde de mais jovem campeão mundial _o espanhol tinha 24 anos quando venceu em 2005. Depois de uma temporada de estréia avassaladora em 2007, na qual disputou o título, mas acabou frustrado após errar na China e no Brasil, Hamilton teve um ano menos regular.
Com um parceiro que não brilhou no ano "Heikki Kovalainen" teve apoio irrestrito da McLaren.

"Não preciso vencer a prova.
Mas isso não significa que eu não olhe para este final de semana querendo ser o mais forte possível"


5 vitórias
7 poles
10 pódios
1 volta mais rápida
94 pontos
colocação

Felipe Massa

- vencer e Hamilton ser no máximo sexto
- chegar em segundo e Hamilton ser no máximo oitavo


A situação de Felipe Massa, 27, é complicada. Correndo em casa, o piloto da Ferrari só tem duas opções para sair de Interlagos como campeão e acabar com um jejum de conquistas brasileiras na F-1 que vem desde 1991, quando Ayrton Senna conquistou seu último Mundial. Caso fique com o título, o brasileiro será apenas o segundo piloto na categoria a fazer isso diante de sua própria torcida, algo que até hoje apenas o italiano Giuseppe Farina conseguiu, no campeonato de 1950, o primeiro a ser disputado. Após seu pior começo de ano na F-1, com dois abandonos nas duas primeiras corridas, Massa se recuperou com vitórias importantes e pela primeira vez na carreira, que começou na Sauber em 2002, luta pelo campeonato.
Para chegar até aqui, primeiro teve de desbancar seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, o atual campeão mundial.

"Sempre me colocaram fora da disputa. É muito melhor quando ninguém espera que você faça um bom trabalho e você faz algo muito melhor"

5 vitórias
5 poles
9 pódios
2 voltas mais rápidas
87 pontos
colocação


Texto Anterior: China 19.out: Hamilton vence e fica perto do título na F-1
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.