São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Decoração é decisiva para bom desempenho

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A decoração, toque final do "home theater", é decisiva para uma boa sessão. Para garantir o "escurinho", cortinas são reforçadas com blecautes, e alguns tecidos de sofá, almofada e tapetes absorvem o som para melhorar o conforto acústico (veja quadro ao lado).
Para fazer tratamento acústico, é preciso adotar painéis de espuma revestidos de tecido ou madeira ou gesso perfurados. Se os vizinhos são silenciosos, dá para se isolar com portas e janelas com caixilhos preenchidos de material isolante.
Piso frio e vidros não combinam com a decoração, pois refletem o som. Quando o piso é de cerâmica, um tapete quebra o efeito reflexivo. Já o móvel que abriga os eletrônicos tem de ser projetado a partir dos equipamentos. "Deixe folga de 10 cm na profundidade para encaixar os cabos", explica a decoradora Leila Galeano.
"Para quem gosta de ficar no escuro ouvindo música, colocamos no forro uma espuma sobre pontos de fibra óptica, que imita um céu de estrelas", diz Edson Freitas, 50, integrador de obras da Taag.
A parede da TV também merece atenção. "Branco confunde o olho de quem busca o vídeo. O melhor é o revestimento preto", diz o consultor da dAaZ/Promaq Julio Cesar, 50.


Texto Anterior: Instalação: Comando remoto passa por fios sob forro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.