São Paulo, quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CAUSOS DA DÉCADA

Uma década muito louca

Fatos curiosos, personagens exóticos e situações inusitadas dos últimos dez anos

MARMELADA NA F-1
Em 2002, no GP da Áustria, o brasileiro Rubens Barrichello estava perto da vitória. Mas, a três voltas do final, a Ferrari ordenou que ele desacelerasse e abrisse passagem para Michael Schumacher.

UM PADRE E SEUS BALÕES
Em 2008, o padre Adelir de Carli, 41, quis tentar bater o recorde mundial do balonismo caseiro e ficar 20 horas no ar. Decidiu, então, levantar voo amarrado a mil balões de festa, em Paranaguá (PR). Queria dirigir-se ao interior do Estado, mas sumiu em direção ao oceano. Seu corpo foi encontrado no Rio de Janeiro três meses depois.

AS ORGIAS DE BERLUSCONI
Fotos revelaram ao mundo, em 2009, as fantásticas festas que o premiê da Itália, Silvio Berlusconi, costumava dar em suas residências -regadas a bebidas e mulheres. As imagens mostraram diversas jovens fazendo topless. Mesmo para a compreensiva mulher do premiê, Veronica Lario, foi demais. Pediu o divórcio.

SAPATADA NO BUSH
Mesmo ruim de mira, o jornalista iraquiano Muntader al Zaidi tornou-se herói para muitos, em 2008. Em visita de George W. Bush ao país, levantou-se e atirou seus sapatos contra ele -ofensa grave para os árabes. "É o beijo de despedida, seu cachorro!", gritou. Mas ele não contava com a superesquiva do presidente americano.

MARCO AURÉLIO TOP-TOP
De uma janela do Palácio do Planalto, o assessor da Presidência Marco Aurélio Garcia foi flagrado em 2007 fazendo o conhecido gesto de "top-top" após ver reportagem na TV sobre um possível defeito no Airbus da TAM que caiu em São Paulo e matou 199. O governo era criticado por ter entregue a pista do aeroporto de Congonhas incompleta.

GEISY ARRUDA
Foi dela o traje mais polêmico da década. Hostilizada nos corredores de uma universidade por usar um microvestido rosa-choque, virou celebridade em 2009. Trocou os bancos universitários por revistas masculinas e o status de celebridade no reality show "A Fazenda".

SEVERINO ELEITO
Em 2005, Severino Cavalcanti (PP), o rei do baixo clero, derrotou o candidato do PT e chegou à presidência da Câmara. Foram sete meses de frases memoráveis, como a que dizia que a Câmara não era supositório do Executivo. Até renunciar, acusado de cobrar propina de um empresário que explorava um restaurante na Casa.

SUSAN BOYLE
Uma escocesa de 47 anos queria ser cantora. Foi participar do programa "Britain's Got Talent" em abril de 2009. Na primeira aparição, jurados e plateia duvidaram de alguém de aparência tão desleixada. Mas, quando Susan Boyle começou a cantar, foi aplaudida de pé. Seu vídeo foi visto mais de 54 milhões de vezes no YouTube.

POLVO PAUL
Messi e Kaká decepcionaram, mas o polvo Paul foi a revelação da Copa da África do Sul. Num aquário alemão, ganhou fama ao acertar quem venceria os confrontos da Alemanha. Morreu aos 2 anos e 9 meses, em outubro.

O CASTELO DO PARLAMENTAR
Torres medievais de até oito andares. Mais de 30 quartos. Jardins bem cuidados. Só faltou o fosso com crocodilos. Um castelo, sem dúvida, no interior de Minas Gerais, que contribuiu para que seu dono, o deputado Edmar Moreira, perdesse o cargo de corregedor da Câmara, em 2009.

RONALDO-CICARELLI
Um casamento num suntuoso castelo francês. E com direito à expulsão de ex-rival pela noiva. Foi assim o enlace de Ronaldo e a apresentadora Daniela Cicarelli, em 2005. O conto de fadas acabou três meses depois.

O PADRE MALUCO ATACA
O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima estava perto de vencer a maratona da Olimpíada de Atenas em 2004. Eis que no 36º de 42 kms, o ex-padre irlandês Cornelius Horan invadiu a pista, agarrou Lima e jogou-o no chão. O gesto foi chocante, e o figurino dele, meião verde e saiote vermelho, mais ainda. Lima acabou em terceiro. Mas foi o mais aplaudido dos 81 que disputaram a prova.

FOLHA.com
Leia mais sobre datas importantes, personagens fundamentais e tendências da década em folha.com/103562


Texto Anterior: Estatização
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.