Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

... Apesar do 'ócio'

Corinthians disputou menos jogos do que o Vasco em 2011, mas chega à reta final do Campeonato Brasileiro com problemas de lesão e cansaço

DE SÃO PAULO

O Corinthians chega cansado e lesionado para o jogo contra o Atlético-MG, hoje, às 17h, no Pacaembu, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

Mas tal situação se deve muito mais a situações particulares de cada atleta do que a qualquer maratona de jogos enfrentada pelo time.

O Corinthians faz hoje sua 61ª partida oficial no ano. O Vasco, seu principal concorrente na briga pelo título nacional, disputou ontem contra o Avaí o 70º jogo em 2011.

A eliminação precoce do alvinegro na Taça Libertadores, no início de fevereiro, aliviou o calendário do time.

Após disputar apenas dois jogos na Libertadores, ao Corinthians restou se concentrar no Paulista e, na sequência, no Brasileiro. E conseguiu chegar longe em ambos.

Foi até a final do Estadual, mas perdeu para o Santos. Iniciou a 36ª rodada do Brasileiro na liderança, com 64 pontos, mas foi superado ontem à noite pelo Vasco, que fez 2 a 0 no Avaí, em São Januário. Subiu para 65 pontos e decretou a degola do rival.

O clube carioca, aliás, é o recordista de partidas neste ano. Na campanha que culminou com o título da Copa do Brasil, fez 11 jogos. É também o único time nacional que tem preocupações além do Campeonato Brasileiro.

O Vasco já disputou seis jogos pela Copa Sul-Americana, está nas semifinais do torneio e, se for à final, completará 76 partidas em 2011.

O "ócio" corintiano, porém, não foi suficiente para evitar lesões e desgaste físico, situação agravada hoje pela longa viagem ida e volta até Fortaleza, onde o time jogou quarta-feira.

O time de Tite chega às últimas três partidas do ano com o ataque em frangalhos.

Liedson, artilheiro do time no Nacional, com dez gols, já tem atuado no sacrifício, com dores no joelho esquerdo.

O camisa 9 sofre ainda com o fato de ter emendado a temporada europeia (trocou o Sporting de Lisboa pelo Corinthians em fevereiro) com a brasileira. Não tem férias desde a Copa de 2010.

Liedson desfalcou o Corinthians por três semanas entre setembro e outubro. Na última quarta-feira, quando o time bateu o Ceará por 1 a 0, o centroavante teve que deixar o campo no intervalo.

Hoje, será titular de novo, muito porque seu substituto -na verdade o jogador que deveria ser titular- também não goza das melhores condições físicas. Adriano vai ficar novamente no banco.

Jorge Henrique e Alex, titulares na maior parte do ano, também sofreram com lesões ao longo de 2011 -o primeiro estará fora do jogo hoje, o segundo começa no banco de reservas.

Depois de enfrentar o Atlético-MG, o Corinthians ainda pega Figueirense e Palmeiras.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.