Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fifa

Blatter prevê renúncia de cartolas por corrupção

Caso que envolveria Teixeira será reaberto

DE SÃO PAULO

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou que a investigação de corrupção e a reabertura do processo da ISL, ex-parceira da entidade poderá resultar na saída de membros do Comitê Executivo da federação. Ricardo Teixeira, da CBF, é um dos envolvidos, segundo a BBC.

"Não são tantos os envolvidos, mas parece que alguns não poderão permanecer no Comitê Executivo", afirmou Blatter em entrevista, ontem, no diário alemão "Frankfurter Allgemeinen Zeitung".

O caso ISL foi o maior escândalo de corrupção da Fifa. O processo, encerrado em 2010 sob sigilo da Justiça suíça, concluiu que foram pagos US$ 100 milhões em propina a dirigentes nos anos 90.

Os nomes dos acusados nunca foram divulgados. Segundo a rede BBC, entre os cartolas envolvidos está Ricardo Teixeira, presidente do CBF e do COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).

Blatter já prometeu reabrir o caso em dezembro, quando acontecerá uma reunião do Conselho Executivo da Fifa.

"Posso apenas dizer que não há nenhum suíço na lista de pessoas que aceitaram pagamentos em dinheiro."

O presidente da Fifa ainda atribuiu ao Comitê Executivo a responsabilidade pelos casos de corrupção na Fifa.

"A unidade de liderança é o Comitê Executivo, que não é nomeado pelo presidente. Compartilho a liderança com pessoas de diferentes culturas. (...) Eu não as escolhi. Não posso ser responsabilizado pelos atos delas. Sou o rosto da entidade, mas não sou um ditador", afirmou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.