Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Luta até o fim

Mais raçudo atacante da equipe, Willian, 25, começou a temporada como o menos badalado atleta do setor do Corinthians, mas termina o ano como titular e o mais presente em campo

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Corinthians tem três dos atacantes mais badalados do futebol brasileiro: Adriano, Liedson e Emerson, além de Jorge Henrique, que já foi campeão pelo clube e se destaca pela versatilidade.

Mas, neste Campeonato Brasileiro, todos foram superados pelo mais jovem, barato e discreto Willian, 25.

O ex-atacante do Figueirense estará em campo no domingo, quando o Corinthians pode ser campeão nacional, justamente contra seu antigo clube, em Florianópolis.

O Corinthians lidera o Brasileiro com 67 pontos, contra 65 do Vasco e 62 do Fluminense -ambos se enfrentam.

Willian chegou no começo do ano como mais uma opção para o técnico Tite -disputava uma posição com Dentinho e Jorge Henrique. Mas termina 2011 como o mais confiável atacante do time.

Jogou 34 das 36 partidas da equipe no Nacional. Só o meia Danilo atuou mais (35). De acordo com o Datafolha, é o jogador mais acionado do time, o segundo que mais dribla e também o segundo em passes que resultam em gol.

"É difícil falar sobre isso", disse Willian à Folha. "Todo mundo é importante dentro do grupo, todo mundo tem que se sentir titular. Você vê hoje o Adriano, que tem um nome, uma história no futebol, e ele está na reserva."

Enquanto seus concorrentes acumulam ausências por problemas físicos e suspensões, Willian joga. E se garante no time pela entrega.

No domingo, quando saiu para dar lugar a Adriano, Tite foi vaiado por parte do Pacaembu e criticado por comentaristas. "A gente fica sabendo pela imprensa, fica feliz, mas o Tite sabe o que faz, nunca vou argumentar contra uma substituição."

Willian reconhece que tem o que melhorar. Fez relativamente poucos gols -seis- no Brasileiro para alguém de sua posição, mas sabe que compensa de outra forma.

"Claro que fazer gols é importante, é especial, mas até pelo esquema que o Corinthians usa, eu tento ajudar com um drible, um passe, uma ajuda na marcação."

Para escalar Willian, Tite é obrigado a deixar no banco atletas como Emerson (campeão em 2009 e 2010) e Alex (que custou R$ 14 milhões).

"Não é que me surpreende ou que me assusta", diz Willian sobre as estrelas no banco. "Mas, se estou jogando é porque sou merecedor. Todo mundo busca seu espaço, no nosso grupo ninguém tem vaidade ou fica bravo por ser reserva", declarou.

O atacante tem contrato com o Corinthians até 2016, mas seus direitos econômicos não são do clube, pertencem ao banco BMG. "Antes de jogar na Europa, quero ganhar títulos no Corinthians."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.