Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Futebol - Rodrigo Bueno

O dinheiro não é tudo, mas é 100%, 'isn't it'?

@RodrigoBuenoESP rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

A virtual eliminação do Manchester City da Copa dos Campeões logo na fase de grupos e logo depois do anúncio do balanço do time é dessas ironias históricas.

O clube que teve o maior prejuízo de todos os tempos numa temporada, cerca de R$ 550 milhões, não consegue superar o bravo Napoli e tende a se contentar com a menos nobre Liga Europa e o pomposo título inglês.

"Vocês têm os petrodólares, nós temos o coração", dizia um cartaz nas arquibancadas do efervescente estádio napolitano, muito mais quente que o frio City of Manchester, exemplo de arena moderna e dos novos tempos do futebol mundial.

Enquanto um esquadrão que gastou quase 200 milhões de libras em contratações desde 2008 verá muito provavelmente a vitrine da bola europeia pela TV, o Apoel, de Chipre, dividirá atenções com Barça, Real, Milan, Inter, Arsenal, Chelsea e Manchester United. Trabzonspor e Zenit têm boas chances também de jogar as oitavas de final e multiplicar ainda mais a dor de cotovelo de Mansour bin Zayed bin Sultan al Nahyan, o xeque do Manchester City.

Na Copa dos Campeões, assim como na Libertadores, a lógica financeira nem sempre se confirma. O Chelsea, desde que queimou em 2005 quase R$ 400 milhões, antigo recorde de prejuízo num balanço de clube de futebol, persegue a taça mais nobre da Europa. Bateu na trave literalmente em 2008 e vive ainda o auge histórico em ambiente doméstico.

Os "Blues de Manchester" ainda estão bem longe de bater na trave. E caminham "apenas" para um sucesso caseiro que será sim deveras festejado, mas que não dará, proporcionalmente, o retorno financeiro que esse investimento absurdo poderia sugerir inicialmente.

"O time não deu sorte no sorteio", alguém poderá dizer como desculpa. No entanto, isso decorre muito do histórico recente nulo do time na Copa dos Campeões. Tradição internacional não pode ser comprada. Pode só ser adquirida. Com o tempo.

LIBERTADORES

SORTEIO

Dos 38 times que vão disputar a competição no ano que vem, apenas 23 já são de fato conhecidos. E seis desses ainda não têm uma posição definida, não se sabe se jogam como campeão, vice ou terceiro colocado de seus países. Além do Brasil, México e Uruguai vão com pesos-pesados. Uma novidade é o Zamora, time da Venezuela.

SUL-AMERICANA

SORTE

Universidade de Chile, Vasco e Vélez, semifinalistas da competição, já têm vaga assegurada na Libertadores de 2012 por campanhas em disputas nacionais. A LDU, outra equipe nas semifinais, tem boa chance de vaga via torneio nacional. Quem fica com a vaga do campeão da Sul-Americana? O quinto? Não perca o próximo capítulo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.