Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

 2014

Cerveja deve retornar a estádios no ano que vem

Deputado quer espaço limitado para consumo

FELIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

Beber cerveja nos estádios poderá voltar a ser um hábito do torcedor brasileiro a partir do ano que vem, mas longe da arquibancada, apenas em camarotes e bares.

O consumo de bebidas alcoólicas é proibido pelo Estatuto do Torcedor e pela CBF.

A Fifa é patrocinada por uma cervejaria, e a Lei Geral da Copa deverá derrubar a proibição no Estatuto do Torcedor. Na prática, estaria liberada a cerveja nas arenas nacionais. A exceção seriam Estados com legislação própria vetando o álcool.

"Não será possível circular com bebida no estádio. O indivíduo pode querer provocar um torcedor e jogar o líquido", afirmou o relator da Lei Geral da Copa, deputado Vicente Cândido (PT-SP).

Segundo o deputado, o texto do estatuto será alterado para deixar clara a liberação. "O artigo [do estatuto] precisa de uma redação melhor para uniformizar no Brasil inteiro, para que inclusive a CBF mude a resolução dela, e as leis estaduais sejam alteradas", afirmou o deputado.

O texto deve ser aprovado rapidamente: neste ano na Câmara dos Deputados e no início de 2012 no Senado.

A lei que proibiu a cerveja no futebol foi aprovada no ano passado, mas, para o deputado, não é adequada ao "novo conceito" de estádio.

"O argumento de que a bebida deixa o torcedor violento não me convence. O torcedor que quiser já entra bêbado no estádio, hoje. Estamos construindo um novo conceito de estádio, de arena, com eventos", disse Cândido.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.