Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tragédias motivam reforma em circuito

F-1
Diretor de corridas da FIA anuncia que Interlagos precisa sofrer alterações para a próxima temporada

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO
Sebastião Moreira/Efe
A pé, o bicampeão Sebastian Vettel faz o reconhecimento do traçado de Interlagos
A pé, o bicampeão Sebastian Vettel faz o reconhecimento do traçado de Interlagos

As mortes ocorridas neste ano em Interlagos apressaram a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) a solicitar mudanças no autódromo que abriga a F-1.

O diretor de corridas da entidade, Charlie Whiting, anunciou que grandes obras devem ser feitas para a prova brasileira do ano que vem.

"Queremos uma nova entrada dos boxes e uma maior área de escape na última curva, mas isso é um trabalho grande, que exigirá demolir arquibancadas fixas", disse o dirigente ao site da FIA.

O trecho citado por Whiting, a Curva do Café, foi onde ocorreram 2 das 3 mortes na pista neste ano.

O fotógrafo João Lisboa morreu em fevereiro após acidente numa corrida de moto. Em abril, Gustavo Sondermann, da Copa Montana, morreu após rodar e ser acertado por outros carros.

"Obviamente, isso [as mortes] precipitou um pouco a observação mais cuidadosa por parte da FIA", afirmou o administrador do autódromo de Interlagos, Chico Rosa.

Lisboa e Sondermann não foram as primeiras vítimas na Curva do Café. Em 2007, Rafael Sperafico, da então Stock Light, hoje Copa Montana, morreu em um acidente parecido ao de Sondermann.

O histórico de acidentes continua na F-1. Em 2003, Mark Webber, então na Jaguar, acidentou-se ali. Fernando Alonso pegou uma roda de Webber e bateu no muro, o que causou o fim do GP.

"Por Interlagos ser uma pista antiga, há menos área de escape e trechos mais estreitos, mas não é mais perigosa do que Mônaco", declarou o piloto espanhol ontem.

Apesar de as obras preverem a demolição de arquibancadas, Rosa afirmou que isso não significa perda de capacidade de público ao circuito. "As novas arquibancadas podem ser mais altas."

Sem a nova área de escape, Interlagos abriga hoje, a partir das 10h, os primeiros treinos livres do GP Brasil.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.