Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Preparador brasileiro coloca time do Bayern de Munique para correr

COPA DOS CAMPEÕES
Marcelo Martins chegou à equipe alemã sem ter atuado em clube grande

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Marcelo Martins, 41, já foi duas vezes vice da Copa dos Campeões da Europa. No sábado, terá a terceira tentativa de levantar o troféu antes de dar um tempo na carreira.

Depois de cinco anos, o carioca preparador físico do Bayern de Munique vai deixar o primeiro e único grande clube onde já trabalhou.

Martins está decidido. Após a decisão europeia com o Borussia Dortmund e a final da Copa da Alemanha, dia 1º de junho, contra o Stuttgart, vai voltar ao Brasil para cuidar do seu pai, doente.

"Não tem nada a ver com a chegada do Guardiola [técnico que vai dirigir o time a partir de julho]. É que meu pai não está muito bem de saúde e mora sozinho. Até pensei em trazê-lo para cá, mas ia ser difícil devido ao clima."

Por isso, o preparador físico vai passar os próximos meses em Brasília. E nem pensa, por enquanto, em acertar com um time brasileiro para dar sequência à sua carreira.

"Não sei direito o que vou fazer, até porque Brasília é um lugar complicado, não tem grandes clubes. Como vou morar na casa do meu pai, não vou gastar com aluguel, comida, é o tempo para ficar procurando", afirma.

Será o ponto final de uma história de 13 anos que levou um professor de academia e mestrando em orientação física a cuidar da forma física de algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Martins treinava crianças em Brasília quando, em 2000, decidiu ir aos Estados Unidos para estudar inglês e fazer um curso de pós-graduação.

Nos EUA, passou a trabalhar para uma empresa que montava treinos de recuperação e fortalecimento para esportistas amadores e profissionais. Foi sua porta de entrada na elite do futebol.

Ao assumir o comando do Bayern, em 2008, o ex-treinador da seleção alemã Jürgen Klinsmann precisava construir uma nova comissão técnica e recorreu a seu auxiliar Martín Vázquez para encontrar um preparador físico.

O assistente mexicano naturalizado norte-americano conhecia Martins de um trabalho que a empresa havia feito no Chivas USA e o indicou para ir à Alemanha.

Klinsmann durou pouco, nem mesmo uma temporada completa, só sete meses. Mas o preparador físico ficou em Munique. Trabalhou ao lado de Louis van Gaal e, desde 2011, auxilia Jupp Heycnkes.

"A razão do Bayern estar se destacando fisicamente neste ano não é só por causa do nosso trabalho, que não tem sido muito diferente dos últimos anos, mas principalmente por causa da vontade dos jogadores", avalia.

"Ano passado ficamos em segundo lugar em todas as competições, perdemos a Copa dos Campeões em casa [para o Chelsea]. Isso está entalado na garganta de todos." E também na de Martins.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página