Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil terá perigo logo no começo

LIBERTADORES
Conmebol faz país ter só 2 cabeças de chave outra vez

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A ASSUNÇÃO

Pelo segundo ano seguido, o Brasil terá apenas dois clubes como cabeças de chave da Libertadores. O Santos, atual campeão, e o time que conquistar o Brasileiro serão essas duas equipes em 2012.

A Conmebol definiu ontem os confrontos da primeira fase, apelidada de Pré-Libertadores, e a composição dos grupos da competição, que tem, até o momento, 24 participantes conhecidos.

Alguns desses times ainda têm posições desconhecidas.

O Santos é o cabeça de chave do Grupo 1 e terá pela frente um adversário peruano e outro boliviano. Pode encontrar ainda um dos brasileiros que vierem da primeira fase, mata-mata que neste ano vitimou o Corinthians.

"Gostei do grupo, não serão viagens muito longas. Enfrentar um brasileiro eventualmente ajuda nisso", disse o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

As duas equipes do Brasil que vão jogar a primeira fase têm desafios razoáveis. Uma delas, o "Brasil 5" (nomenclatura da Conmebol), decidirá em casa contra um boliviano. O adversário pode ser fraco, mas pode haver altitude.

Já o "Brasil 6" fará o segundo jogo fora de casa ante um colombiano -foi o que aconteceu com o Corinthians.

O Vasco, campeão da Copa do Brasil, não será cabeça de chave e caiu no Grupo 5, o do Nacional (URU). Na Libertadores deste ano, o Santos, campeão da Copa do Brasil de 2010, foi cabeça de chave.

"Houve uma mudança, mas eu achei a nossa chave boa", afirmou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.

Neste ano, a Conmebol deu a cabeça de chave para times de Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, seguindo com rodízio iniciado no ano passado.

Dois argentinos também são cabeças de chave: um é o Vélez, no Grupo 7, um dos mais fortes, já que é a chave do mexicano Chivas.

O campeão brasileiro encabeça o Grupo 6, com Táchira (VEN), Cruz Azul (MEX) e um time paraguaio. O "Brasil 4" caiu no Grupo 4, encabeçado por um argentino, talvez o Boca Juniors, virtual campeão do Apertura.

A primeira fase da Libertadores será entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro. Já as finais, em 27 de junho e 4 de julho.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.