Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Invasão cria clima hostil no estádio

SÉRIE A
Presença de corintianos em setores do rival causa tumulto

DOS ENVIADOS A FLORIANÓPOLIS

O clima tenso de dentro de campo se estendeu para as arquibancadas do estádio Orlando Scarpelli. Houve brigas, invasões de arquibancada rival, detenções e furtos.

Na arena, os problemas começaram por conta de os corintianos ocuparem setores da torcida do Figueirense.

A Polícia Militar tentou evitar a invasão desses lugares proibindo os torcedores paulistas de entrarem com camisas nesses locais. Já se sabia que eles tinham comprado ingressos para os espaços destinados à equipe da casa.

Para superar o controle policial, eles entraram com os uniformes disfarçados.

Quando se uniram, esses 200 corintianos passaram a gritar e vestiram camisas. Estavam ao lado da grade do setor das sociais, de onde começou a surgir hostilidade com os torcedores da casa.

A partir daí, ficou impossível para a polícia retirá-los.

Um corintiano pulou a grade e foi espancado pelos rivais, salvo só pela polícia. A tropa de choque se posicionou entre os dois grupos e conteve os ânimos.

Mas o cenário de rivalidade estava traçado. E, quando saiu o segundo gol do Vasco, os torcedores das sociais começaram a festejar, a gritar o nome do time carioca e a ofender os adversários.

Irritados, os membros das torcidas organizadas do Corinthians, que estavam do outro lado das sociais, tentaram invadir o setor para brigar.

Foram confrontados por policiais, em quem deram socos e chutes. Receberam golpes de cassetetes.

Um grande número de policiais se deslocou para conter os corintianos e isolou todas as ruas locais para evitar contato deles com a população. Até helicópteros foram usados para monitorá-los.

Antes do jogo, membros de uniformizadas corintianas foram presos longe do estádio, com bombas. Ironicamente, estavam em encontro com organizadas do Figueirense.

Perto do estádio, houve novos problemas com furtos registrados em supermercado das redondezas, cometidos por torcedores paulistas.

O clima entre as duas torcidas, antes do jogo, era até ameno, com torcedores com camisas dos dois times nas mesmas ruas. Isso piorou com a invasão das arquibancadas pelos corintianos.

No total, eram cerca de 5.000 torcedores do Corinthians contra uma maioria de fãs do Figueirense, no público total de 17 mil pagantes.

Apesar da boa presença, os corintianos gritaram menos durante a maior parte do jogo. Só explodiram com os gols de Liedson e de Fred, pelo Fluminense, no Rio. (MARTÍN FERNANDEZ E RODRIGO MATTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.