Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Herança

Prova de sucesso do legado dos Jogos-92, instalações em Barcelona são palco do Mundial de esportes aquáticos

MARIANA LAJOLO EDITORA-ADJUNTA DE "ESPORTE"

Parece déjà vu. Para quem acompanha esportes, o cenário do Mundial de Barcelona é de fato bastante familiar.

Não é apenas uma sensação. Nos últimos 20 anos, as instalações esportivas da cidade se tornaram destino cativo de importantes competições. Uma prova do sucesso do legado dos Jogos de 1992.

No Mundial de esportes aquáticos, que começa na madrugada de amanhã, os espectadores voltarão a ver atletas fazendo piruetas com a Sagrada Família ao fundo, a piscina em que Gustavo Borges ganhou sua primeira prata e o ginásio palco do inédito ouro da seleção de vôlei.

Instalações que já haviam recebido o mesmo evento dez anos atrás e assistido ao primeiro grande show do norte- americano Michael Phelps.

"É fantástico que estejamos usando as mesmas instalações dez, 20 anos depois. Mostra que estávamos certos em 92", diz Manuel Ibern, diretor de competição do Mundial.

"Os Jogos de Barcelona não foram pensados só para ser uma competição. Foram pensados para transformar uma cidade", afirma o membro do comitê organizador de 1992.

Um símbolo dessa transformação é a revitalização da zona costeira, que será o placo da maratona aquática --20 anos atrás, recebeu a vela.

"As instalações que ficaram também foram pensadas para terem uso depois. As piscinas são usadas para treinos e pela população, mediante pagamento de uma pequena taxa. É um legado", diz Ibern.

O Palau Sant Jordi, um dos principais símbolos dos Jogos-1992, recebeu 12 competições esportivas de nível europeu ou mundial desde 1990. Foi palco também de shows de U2, Lady Gaga, Madonna, Prince, entre outros.

O ginásio, do arquiteto japonês Arata Isozak, com capacidade para 12 mil pessoas, teve uma piscina montada só para as provas de natação e nado sincronizado neste ano.

Foi lá também que o então adolescente Phelps impressionou o mundo pela primeira vez, em 2003 --ganhou quatro medalhas de ouro.

As piscinas de Bernat Picornell, que abrigaram a natação em 1992, não têm mais a estrutura exigida pela federação internacional --a capacidade é de 4.500 torcedores. Mas terá o polo aquático agora.

"Tivemos que fazer pequenas alterações, modernizações, para receber o Mundial. O mesmo havia acontecido em 2003. As exigências mudam com os anos", diz Ibern.

Em 2012, a prefeitura de Barcelona investiu cerca de 1 6,5 milhões para melhorar suas instalações esportivas --entre elas, a piscina municipal de Montjuïc, que receberá os saltos ornamentais novamente. No ano anterior, havia gasto 1 1,4 milhão.

NA TV
Maratona aquática
5h e 8h (de sábado) Record News


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página