Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Xico Sá

Crise no Morumbi

Como não torço pelo São Paulo, confesso: Juvenal, assim como slogan de rede de cinema, é a maior diversão

Amigo torcedor, amigo secador, o São Paulo Futebol Clube, o soberano, cujo pecado capital sempre foi a soberba, vive a pior crise do século. Nove jogos sem um triunfo, desentendimentos públicos, um presidente digno dos melhores momentos de "O Bem Amado" e um ídolo, incontestável pelo conjunto da obra, que vive o seu inevitável crepúsculo.

Para completar o cenário trágico, o tricolor paulista assiste, de camarote VIP, à consolidação do Corinthians, o principal rival, como a casa que hoje possui todas as qualidades sempre muito caras e prezadas no Morumbi: modernidade administrativa, marketing agressivo, planejamento e um time que ganhou tudo, inclusive a Recopa justamente em cima da equipe do Rogério.

Não que a situação inspire o sentimento da inveja, para continuarmos, em homenagem ao papa Francisco ""grande torcedor do corvo San Lorenzo--, a brincar com os pecados capitais. Um são-paulino jamais invejaria um corintiano e vice-versa. Mesmo sabendo ser a inveja o mais escorregadio, guardado e misterioso item da tábua pecaminosa.

Falta de gula em campo. Esta aí o que vemos no clube de Juvenal Juvêncio, um Vicente Matheus burguês que empresta ao outrora moderníssimo SPFC um jeitão Sucupira de ser. Sucupira, meus queridos sobrinhos, era a cidade nem tão fictícia assim de "O Bem Amado".

Como não torço pelo São Paulo, confesso: Juvenal, assim como aquele slogan da rede Luiz Severiano de cinema, é a maior diversão. O corvo Edgar, minha agourenta ave futebolística, vibra quando o presidente tricolor aparece com suas tiradas.

Crise no Morumbi. O corvo comete o pecado da luxúria: estoura uma champanhe. Calma, lazarento, seguro o bicho, afinal ele não representa a minha pessoa física.

Orgulho ferido, Ceni, na rádio ESPN, disse estar 100% fisicamente. Rebatia o diretor de futebol Adalberto Baptista, tão maldoso quanto Edgar no poleiro. É difícil, principalmente para um grande ídolo, parar.

Ao crepúsculo e com muito saldo histórico, o 1 do tricolor sapeca: o São Paulo parou no tempo. Nada mais sensato. Belo diagnóstico. Só não entendeu quem não quis. O time perdeu seu vanguardismo e paga de Carolina, aquela do Chico. O tempo passou na janela e só ela não viu.

Crise na Juvenolândia. É a manchete. Na massa, no entanto, desculpe meu populismo, o tricolor se reconstrói. Um clube que nasceu de uma costela da elite paulistana e deve hoje sua força ao processo de proletarização da arquibancada.

Por falar nisso, a torcida promete protesto no estádio. É a sintonia com as ruas. O agito pode mexer também com os jogadores.

Particularmente torço para ver de novo o futebol do Ganso, o distinto e elegante craque que se perdeu mais ainda em meio a uma crise sem precedentes na frieza do Morumba.

@xicosa


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página