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Neymarketing

Atacante brasileiro já ofusca Messi, que deve ser beneficiado com menos campanhas publicitárias, em ações midiáticas no Barcelona

MARIANA LAJOLO DA ENVIADA A BARCELONA

Habilidoso e carismático são duas palavras comumente associadas a Neymar. Adjetivos que se transformaram em cifras vultosas e levaram o atacante brasileiro a um dos maiores clubes do mundo.

Cabe agora ao Barcelona multiplicar essas cifras e transformá-lo em sucesso dentro e fora do gramado.

Para especialistas em marketing do futebol, a missão é simples. Avaliam que a ida de Neymar pode significar um grande impacto comercial para o jogador e o clube.

A Nike agora tem um craque midiático para explorar associado ao nome do clube que patrocina. Messi, mais quieto e menos carismático, é apoiado pela Adidas.

Neymar fez parte do projeto de criação da nova chuteira da marca, com Rooney e Ibrahimovic. Sinal do status.

Em lojas do Barcelona pela cidade, vendedores dizem que pedidos por camisas de Neymar Jr. --como o nome está grafado-- são maiores do que pelas de Messi.

O Barcelona diz que ainda não conseguiu medir o impacto de Neymar nas vendas e no marketing do time.

Para Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do clube catalão e CEO da Prime Time Sport, a chegada de Neymar deve liberar Messi do excesso de campanhas publicitárias e dará mais margem de trabalho para a equipe.

Neymar já fez "media training" para lidar melhor com a imprensa. Também terá aulas de espanhol. Na apresentação, para 56 mil pessoas no Camp Nou, o atacante arriscou frases em catalão.

O apelo nas mídias sociais é explorado. O Barça fez um Twitter em português --Neymar tem mais de 7,7 milhões de seguidores. Ontem, foi lançado um jogo de vídeo game do clube. Neymar está nele.

"Ele sempre foi bem assessorado, é obediente e isso se traduz em um ícone midiático perfeito", diz Calzada, que trabalha com Messi.

O estafe diz que o segredo é deixá-lo ser quem é. Postagens comerciais em Twitter e Instagram são feitas por sua equipe, mas há pouca interferência em outras ações.

"Até porque ele tem perfeita noção de que é exemplo para muitos", diz Eduardo Musa, assessor do astro.

No Brasil, com contratos publicitários tentadores, o Santos segurou Neymar por cerca de quatro anos.

Ele foi um dos 100 jogadores mais bem pagos da revista "Forbes" --em 2012/13, ganhou cerca de R$ 43 milhões.

Para a "Sports Pro", foi o atleta com maior potencial de marketing no mundo em 2012.


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