Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

José Aldo usa seu arsenal e mantém título no UFC

MMA Brasileiro machuca o pé, mas fica com o cinturão dos pesos-pena

DE SÃO PAULO

Campeão dos penas do UFC, o manauara José Aldo, bateu na madrugada de domingo o desafiante Chan Sung Jung, em quatro assaltos, no Rio, para manter o cinturão da categoria cujo limite de peso são os 66 quilos.

O desafiante, mais conhecido pelos fãs do UFC, principal competição de MMA (artes marciais mistas), como "Zumbi Coreano", deslocou o ombro no quarto assalto.

Ao observar que Jung segurava o braço direito com a mão esquerda, o brasileiro acertou três chutes na região, o que agravou a contusão.

Com o "Zumbi Coreano" com dificuldades para se defender dos ataques, Aldo definiu a luta a seu favor.

O campeão também terminou o combate com uma lesão. Machucou o pé quando o desafiante usou o joelho para defender-se de chute.

"Ele [Jung] sabia que eu ia chutar as pernas dele. Quando a luta começou, na primeira combinação que dei, ele deixou o joelho ali [para se defender]. Não sei se o quebrei, mas o pé está inchado, e tive um pouco de dificuldade para andar", explicou.

"A partir daí, tentei controlar a luta de outra forma. Sou um lutador completo, procuro treinar um pouco de tudo, chão, em pé... Eu não tenho só uma arma, mas um arsenal inteiro preparado para quem vier tomar meu título."

A seguir, Aldo abordou dois assuntos relacionados.

Comentava-se, antes do combate, que o manauara perde ritmo conforme o andamento de suas lutas, o que seria reflexo direto da perda rápida de peso para se enquadrar na categoria dos penas.

Uma solução que poderia ocorrer seria uma eventual subida de peso do brasileiro.

"Como campeão, tenho muito mais a perder que meu adversários. Meu oponente quer uma coisa que já é minha. Foi-se o tempo de lutar arriscando tudo", justificou.

"Luto com inteligência. Já tinha ganhado os três [primeiros] assaltos e resolvi levar na maciota. Se jogasse mais para a frente, poderia me acertar e eu perderia três meses de trabalho. Tenho sempre que manter a calma."

Aldo negou a necessidade de subir de categoria de peso. "Dou o peso bem, sem esforço algum. Estou bem nesse peso para defender o título. Deixo nas mãos do UFC o que fazer. Se [o UFC] quiser, posso subir", afirmou Aldo.

Na principal preliminar, o americano Phil Davis bateu o brasileiro Lyoto Machida, por decisão, em três assaltos.

Amanda Nunes se tornou a primeira brasileira a participar de uma edição do UFC no país ao bater a alemã Sheila Gaff no assalto inicial. "Estou muito feliz, é um sonho realizado", disse Amanda.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página