Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Thiago encerra campanha com bronze

NATAÇÃO Nadador fica em terceiro lugar nos 400 m medley, prova que odeia, e deixa Mundial com dois pódios

MARIANA LAJOLO ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Se tivesse apostado, Thiago Pereira perderia muito dinheiro nos 400 m medley no Mundial de Barcelona.

Quando olhou o programa da prova pela manhã, achou que Hosuke Hagino seria o vencedor. Foi quinto. Dayia Seto, para o brasileiro, não faria nada. Foi campeão.

Mas mais importante: Thiago não teria apostado em si mesmo. Muito menos que nos últimos 50 m sairia da quarta posição para o pódio.

Com um "sprint" na parte da prova em que costuma sofrer pressão dos rivais, o brasileiro conquistou o bronze, com 4min09s48, o segundo melhor tempo de sua carreira sem os trajes tecnológicos.

Ficou atrás do norte-americano Chase Kalisz, com 4min09s22, e do japonês Seto, que fez 4min08s69, confirmando as previsões equivocadas do brasileiro.

"O que me surpreendeu mais foram principalmente os últimos 50 m. Por um momento achei que pudesse estar ganhando quando alcancei o japonês", disse Thiago, que nadou ao lado de Hagino, líder até os últimos 50 m.

"Normalmente [nos últimos 50 m], a sensação que eu tenho é de que estão tentando me pegar e quase chegando junto", brincou o nadador.

Thiago, 27, já havia conquistado o bronze nos 200 m medley e só nadou os 400 m medley ao ser convencido por seu treinador, Albertinho. Mesmo assim, não deve mudar de ideia sobre a prova que lhe deu seu segundo bronze no Mundial de Barcelona.

"Continuo odiando", disse o brasileiro, prata nessa prova nos Jogos de Londres.

Thiago teve uma preparação conturbada para o Mundial. Sofreu com uma lesão no quadril que ainda não está curada. Perdeu o apoio do Corinthians, seu ex-clube, e viu acabar a equipe PRO 2016, de Cesar Cielo, com quem treinava em São Paulo.

Por isso, sabia ontem que teria muita dificuldade para disputar uma prova para a qual não se preparou direito.

"Sabia que tinha que ser uma prova bem inteligente. Consegui fazer isso, segurei bem a energia para aguentar esse final e saí bem satisfeito", afirmou Thiago.

O brasileiro conseguiu dosar bem a prova e não deixou a piscina se contorcendo de dor como normalmente faz. Na Olimpíada de 2012, por exemplo, ele quase passou mal na sala de premiação.

Essa era uma das razões para o atleta ter decidido não mais nadar os 400 m medley.

Thiago chegou a Barcelona com a meta de conquistar a medalha que faltava em sua carreira, a de um Mundial. Saiu com duas. E ganhou mais fôlego. "O grande objetivo não é agora. É o primeiro degrau desse ciclo olímpico. O objetivo final é 2016."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página