Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Pela 1ª vez, apoio individual ao esporte supera o de empresas

LEI DE INCENTIVO
No ano passado, 1.090 pessoas físicas destinaram Imposto de Renda a projetos

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

Rodrigo Kikuchi, 36, era nadador do Pinheiros. Três vezes vice brasileiro júnior e juvenil, ele abandonou as piscinas para estudar medicina.

Formado, porém frustrado por ter deixado a natação, Kikuchi agora dá sua retribuição à modalidade. Por meio da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, destina parte do que deveria pagar de Imposto de Renda a projetos de natação do clube que defendeu.

O ex-nadador integra a lista de 1.090 pessoas físicas que, no ano passado, usaram a lei para fazer doações.

Foi a primeira vez, desde a vigência da lei (2007), que o número de contribuições individuais superou o de pessoas jurídicas (1.077). Em dinheiro, no entanto, o apoio de empresas ainda é bem maior (leia texto ao lado).

Pela lei, empresas podem destinar até 1% de seu IR a projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Para as pessoas físicas, o limite é maior, de 6%.

O governo até estuda aumentar a divulgação entre pessoas físicas, dado o sucesso da lei entre elas.

Uma ideia é que moradores de um bairro formem ONGs que fomentem melhorias ligadas ao esporte com a contribuição dos vizinhos.

Por enquanto, o investidor pessoa física ainda enfrenta dificuldades. "Fiz tudo sozinho. Corri atrás de formas de colaborar com o esporte, pesquisei se o Pinheiros tinha projeto e pedi para meu contador aprender os procedimentos", diz Kikuchi.

Um procedimento previsto para o uso da lei é que, em vez de declarar o imposto até abril do ano seguinte, o doador o faça até dezembro do ano do exercício fiscal.

"Para quem é assalariado, o imposto a declarar é previsível. As fontes de renda são as mesmas ano a ano, e as despesas se repetem", afirma Paulo Vieira, coordenador da lei de incentivo no ministério.

Algumas empresas e clubes convenceram frequentadores e funcionários a colaborar com espaços frequentados por eles ou outros projetos. Foi o caso da unidade de Belo Horizonte da Fundação ArcelorMittal e do clube Minas Tênis, também de BH.

Para Kikuchi, a recompensa por contribuir tomou contornos pessoais. Sua filha, Carolina Mie, 8, seguindo os seus passos, começou a competir com a camisa, ou melhor, o maiô, do Pinheiros.

"Os pais gostam que os filhos tenham as oportunidades que não tiveram."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página