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Motor - Fábio Seixas

O golfinho cor-de-rosa e a velocidade pura

fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

O RAIKKONEN que voltará à F-1 pela Renault (ou Lotus, como o time chamará em 2012) é o mesmo que chegou à categoria sob suspeita, queimando etapas nos campeonatos de base, e que, ao fim da primeira temporada, já estava de contrato assinado com a McLaren.

É o sujeito que, em 2004, foi fotografado dormindo numa sarjeta nas Ilhas Canárias, abraçado a um golfinho inflável rosa, após sete horas dentro de um bar.

É aquele que, na despedida da McLaren, em Suzuka-2005, fez uma das maiores corridas dos últimos tempos, largando em 17º e assumindo a liderança com uma ultrapassagem sobre Fisichella na volta derradeira.

É também o mesmo que foi flagrado fantasiado de gorila, cercado de amigos, tomando todas em um desfile de barcos na Finlândia.

É o piloto que chegou a uma Ferrari claudicante, em reestruturação, após duas temporadas ruins de Schumacher, e conquistou o Mundial desbancando o favorito Hamilton na última corrida.

É o mesmo que, em janeiro de 2009, enquanto a Ferrari fazia reunião para avaliar o primeiro teste do carro recém-lançado, puxava um cochilo em um Lancia no estacionamento da pista de Mugello.

É aquele que se notabilizou pela velocidade pura, a ponto de, mesmo distante da F-1 há dois anos, ainda sustentar o terceiro posto

no ranking de voltas mais rápidas, atrás apenas de lendas com carreiras muito mais longevas: Schumacher e Prost.

E é o cara avesso a testes de pré-temporada, visitas à equipe, reuniões com engenheiros, eventos promocionais, entrevistas coletivas, sessões de autógrafos, declarações protocolares, tchauzinhos, sorrir por sorrir.

Raikkonen é esse cara.

É assim e assado.

E por isso e aquilo, sua volta para a F-1 é uma grande notícia.

F-1

FILA LONGA

A contratação de Raikkonen pela Renault é, também, ótima notícia para Barrichello. A concorrência pela vaga na Williams ainda existe, mas agora é bem menos complicada. Já Bruno (OGX, Gillette, Embratel) briga com Grosjean (queridinho do chefe) e Petrov (Lada). O critério é claro: quem conseguir mais dinheiro, corre ao lado do finlandês.

F-1

FILA ANDA

Outra implicação do retorno do finlandês é o aumento da desconfiança de que Kubica não pilotará mais pelo time. Apesar das negativas da Ferrari, crescem os rumores de que ele já assinou pré-contrato para 2013. No ano que vem, o polonês faria sua preparação no espetacular brinquedo que é o simulador instalado em Maranello. E testaria o carro, quando possível.

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