Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Time que mais troca passes, Corinthians finaliza muito pouco

SÉRIE A Para arriscar mais a gol, Tite pode mudar hoje a formação que conquistou a Libertadores e o Mundial

DIEGO IWATA LIMA DE SÃO PAULO

Quem não chuta não faz gol. A frase é uma bem acabada explicação para o desempenho do Corinthians no Brasileiro, cujo ataque fez apenas 14 gols em 15 rodadas.

De acordo com o Datafolha, o clube está em antepenúltimo no ranking de finalizações, com dez por jogo. Fica à frente de Bahia e Vitória, que só arriscam, em média, nove chutes a cada partida.

Por outro lado, nenhum time troca tantos passes em um confronto como os jogadores alvinegros, que apresentam média de 341 por rodada.

Ou seja, os números mostram que a equipe troca passes, mas não tem objetividade no setor de criação e, portanto, não finaliza a gol.

O técnico Tite reconhece que esse é um dos principais problemas do time. E, por esse motivo, já cogita alterar a estrutura tática corintiana, um dos dogmas mais duradouros de sua gestão.

O esquema 4-2-3-1 (com dois volantes, um armador pelo centro, dois meias-atacantes pelos lados e um atacante na área), campeão da Libertadores e do Mundial na temporada passada, pode estar com os dias contados.

"Sim, eu admito escalar o time com dois meias de criação", afirmou Tite após o treino de anteontem para o confronto de hoje contra o Vasco (11º colocado, com 19 pontos), às 16h, no estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

O técnico enfatiza, sempre que indagado acerca da inconstância de desempenho do time, que o Corinthians passa por uma reconstrução.

"Desde a Libertadores, 11 jogadores deixaram o grupo", repete, quase como um mantra. "E, num momento assim, quem mais sofre é a criação."

Tite tem opções caso decida levar a campo hoje um novo esquema tático. Douglas, que tem entrado bem nos jogos, pode ser o parceiro de Danilo na criação. Renato Augusto, que aguarda resultado de exames para saber se joga, também é candidato.

Com a possível mudança, dois jogadores --entre Pato, Guerrero, Romarinho e Emerson-- deverão perder espaço.

Parece contraditório, mas, para tentar fazer mais gols, o Corinthians pode abrir mão de dois atacantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página