Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Refinado

Frequentador de livrarias e jogador de xadrez, o zagueiro Wallace será improvisado como volante no lugar de Ralf, maior ladrão de bolas corintiano

MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Um jogador de xadrez, curioso por Schopenhauer e frequentador de livrarias será o responsável por fazer o trabalho sujo do Corinthians no clássico de amanhã.

O zagueiro Wallace, 23, será o substituto do volante Ralf, suspenso, no duelo contra o Palmeiras, em que o Corinthians pode conquistar seu quinto Brasileiro.

O time tem 70 pontos e será campeão com empate ou vitória por qualquer placar. Também dará a volta olímpica mesmo que perca, desde que o Vasco não vença o Flamengo no Engenhão, no Rio.

O técnico Tite tinha até cinco opções para suprir a ausência de Ralf, segundo maior ladrão de bolas do torneio, que nunca foi substituído nas 33 vezes em que esteve em campo e responsável pela estabilidade defensiva do time.

Apostou em Wallace por sua estatura -"com 1,84m, era o mais alto das opções disponíveis"- e porque o beque já atuou como volante quando defendia o Vitória.

Wallace não atuou como volante desde que chegou ao Corinthians no início do ano, mas chegou a ser improvisado na lateral direita.

"Eu não estou inventando nada", defendeu-se Tite ontem, ao justificar sua escolha. "Fiz dois treinos com o Wallace como volante e acompanhei os jogos dele pelo Vitória, não é um fato novo, uma situação extraordinária."

Sem Ralf, o Corinthians perde o jogador que mais desarma -21,2 por partida.

Wallace, nos 15 jogos de que participou, tem média bem inferior, de 8,9.

"É o setor onde tem [Marcos] Assunção, Valdivia, e vai ficar mais posicionado, dando liberdade ao Paulinho", explicou Tite. "Vai fazer exatamente a função do Ralf."

A tarefa destinada a Wallace dentro de campo, basicamente destruir jogadas adversárias, contrasta com sua personalidade e seu estilo refinado longe do gramado.

O zagueiro baiano só chega para treinar trajando blazer, guarda uma biografia do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) na cabeceira e tem como hobby jogar xadrez, atividade que compartilha com o também zagueiro Paulo André.

Sua última partida como titular foi contra o América-MG, na derrota por 2 a 1.

As outras mudanças no time também serão motivadas por suspensão. Jorge Henrique inicia jogando no ataque, no lugar de Emerson. E, no meio, Alex substitui Danilo.

"Perde um pouco na bola aérea ofensiva, ganha na finalização de média distância", comparou o treinador sobre a troca de meias.

Ontem, após um rachão, o time fez um longo treino de posicionamento nas bolas paradas defensivas, maior risco que o Palmeiras pode oferecer ao Corinthians.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.