Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Argentina goleia e garante vaga na Copa

2014
Itália e Holanda se tornam as primeiras equipes classificadas da Europa para o Mundial do Brasil

DE SÃO PAULO

Principal rival da seleção brasileira, a Argentina goleou o Paraguai por 5 a 2, em Assunção, nesta madrugada, e confirmou sem dificuldade a classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Comandada pelo atacante Messi, autor de dois gols, a seleção argentina é também a primeira equipe sul-americana --além da anfitriã-- com vaga no torneio.

Os outros gols argentinos foram marcados por Agüero, Dí Maria e Maxi Rodriguez.

A Argentina é a sensação da eliminatória sul-americana. Conquistou 29 pontos em 42 possíveis, sofreu só uma derrota, marcou 30 gols e levou 11. Ainda tem Messi como artilheiro, com 12 tentos.

A classificação ainda tem um peso histórico. Em 1950, no primeiro Mundial no Brasil, os argentinos não participaram. O único rival de peso naquela edição foi o Uruguai, que acabou campeão com vitória no Maracanã por 2 a 1 sobre a seleção nacional.

Além da equipe argentina, outras nove seleções já estão classificadas para a Copa.

Ontem, confirmaram vaga Costa Rica, Estados Unidos, Itália e Holanda. Antes, Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão tinham obtido as vagas.

EUROPA

Os dois primeiros representantes da Europa foram vítimas da Espanha e têm em comum a inversão de papéis nos últimos quatro anos.

A Itália bateu a República Tcheca por 2 a 1, em Turim, ontem, com gols de Balotelli e Chiellini, e se classificou com duas rodadas de antecedência. Mesmo destino teve a Holanda, que derrotou a Andorra por 2 a 0, fora de casa, com gols de Van Persie.

Para os italianos, a vaga confirma a ascensão iniciada logo após participação traumática na Copa de 2010. A equipe caiu na primeira fase e teve de se reformular.

Apostou no técnico Cesare Prandelli, 56, que deu oportunidade a jovens talentos. Também alterou o sistema de jogo, com o fim da tradicional retranca italiana e a adoção de um estilo ofensivo.

O primeiro fruto foi a campanha na Eurocopa-2012. A Itália alcançou a final e só parou diante dos espanhóis.

Na contramão da Itália está a Holanda. Em 2010, a seleção era apontada entre as favoritas ao título da Copa. O segredo do time estava na manutenção da base de 2006, com Sneijder, Robben e Van Pierse. Foi à final do torneio, mas perdeu para a Espanha.

Depois enfrentou uma queda pelo envelhecimento da equipe e foi eliminada na primeira fase da Eurocopa. Os jornais do país falaram em "caos" e houve mudanças. O experiente Louis Van Gaal, 62, foi contratado como técnico e obteve a vaga na Copa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página