Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itália e Holanda superam oscilações e estão na Copa

2014
Seleções são as duas primeiras europeias classificadas para o Mundial

DE SÃO PAULO

Os dois primeiros representantes da Europa na Copa do Mundo de 2014 foram vítimas da Espanha e têm em comum a inversão de papéis nos últimos quatro anos.

A Itália, dona de quatro títulos mundiais, bateu a República Tcheca por 2 a 1, em Turim, ontem, com gols de Balotelli e Chiellini, e se classificou com duas rodadas de antecedência. Mesmo destino teve a Holanda, três vezes vice-campeã, que derrotou a Andorra por 2 a 0, fora de casa, com gols de Van Persie.

Para os italianos, a vaga confirma uma ascensão iniciada logo após uma participação traumática na Copa de 2010, na África do Sul.

Esperava-se que a Itália defendesse o título obtido em 2006, mas uma série de insucessos resultou na pior campanha do país na história das Copas. Caiu na primeira fase.

O vexame provocou a saída do técnico Marcello Lippi e iniciou um processo de renovação com a contratação de Cesare Prandelli, 56.

Considerado promissor, ele teve liberdade para inovar.

Deu oportunidade a jovens talentos e jogadores de origem estrangeira, como o atacante Balotelli, filho de imigrantes ganeses. Também alterou o sistema de jogo, com o fim da tradicional retranca italiana e a adoção do estilo de jogo mais ofensivo.

O primeiro resultado de melhora foi a campanha na última Eurocopa. A Itália surpreendeu e alcançou a final. Só parou nos espanhóis.

Na Copa das Confederações, os italianos perderam para o Brasil e para a Espanha novamente, mas deixaram uma impressão positiva.

A vaga na Copa foi obtida sem sustos, já que venceu seis jogos e empatou outros dois.

Na contramão da Itália está a Holanda. Em 2010, a seleção era apontada como uma das favoritas ao título da Copa e confirmou a previsão.

O segredo do time dirigido por Bert van Marwijk estava na manutenção da base de 2006, com nomes como Sneijder, Robben e Van Pierse.

Venceu os oitos jogos das eliminatórias e na Copa do Mundo perdeu apenas a final --para a Espanha, por 1 a 0.

Com estilo de jogo semelhante ao dos ibéricos, a equipe envelheceu e teve pouca renovação. O resultado foi a queda ainda na primeira fase da última Eurocopa.

Com a base da Copa-2010, a Holanda, contra Alemanha e Portugal. Os jornais do país classificaram o resultado como "caos" e houve mudanças. O treinador Marwijk saiu e o experiente Louis Van Gaal, 62, foi contratado.

Houve progresso. A seleção laranja venceu sete partidas e empatou uma pelas Eliminatórias. Porém, com exceção da Turquia, foi pouco testada pelos fracos adversários da chave e ainda é uma incógnita para a Copa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página